Leitura rápida

Evento na UFMG reúne estudiosos para discutir múltiplas abordagens para o lipedema, doença crônica que afeta principalmente mulheres
5 de setembro de 2025, 11:42

Fonte

Hellen Cordeiro, UFMG

Publicação Original

Áreas

Cirurgia, Educação Física, Endocrinologia, Enfermagem, Fisioterapia, Medicina, Psicologia, Saúde da Mulher, Terapia Ocupacional

Compartilhar

Resumo

O lipedema – que se manifesta como acúmulo desproporcional de gordura geralmente nas coxas, quadris, pernas e até nos braços – foi descrito pela primeira vez em 1940 pelos médicos Edgar van Nuys Allen e Edgar Alphonso Hines Jr, e foi chamado inicialmente de ‘síndrome de Allen-Hines’.

Em 2022, o lipedema foi incorporado à Classificação Internacional de Doenças (CID-11) e considerado condição clínica distinta, com critérios diagnósticos próprios, o que possibilitou diagnósticos padronizados, registro de casos e o desenvolvimento de políticas de saúde específicas.

No Brasil, o lipedema foi reconhecido como doença em 2019 e incluído na CID-11 (com o código EF02.2) em 2022, mas a implementação acabou adiada para 2027 em razão da necessidade de treinar profissionais de saúde e atualizar os sistemas.

Frequentemente confundido com obesidade, excesso de gordura comum ou varizes, o lipedema pode causar desconforto, dor, sensação de peso e até dificultar alguns movimentos.

A Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV) estima que 11% das mulheres são acometidas pela doença. Apesar da alta incidência, o lipedema é ainda subdiagnosticado, o que afeta de maneira significativa a saúde física e emocional das mulheres.

Agora, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) sedia, nos dias 19 e 20 de setembro de 2025, o maior evento científico do Brasil sobre o lipedema, doença vascular crônica caracterizada pelo depósito de gordura e inchaço localizado nas pernas e braços, principalmente em mulheres.

O ‘Lipedema Science’ é a primeira iniciativa no Brasil a tratar a doença de forma intedisciplinar no âmbito de uma universidade pública, reunindo palestrantes renomados de diversas áreas da saúde para compartilhar conhecimento científico e prático.

O evento é destinado a estudantes e profissionais da área da saúde, como nutricionistas, médicos, biomédicos, enfermeiros, fisioterapeutas, educadores físicos, psicólogos, terapeutas ocupacionais e pesquisadores que desejam se aprofundar nos estudos sobre abordagem multidisciplinar do lipedema com base em evidências científicas.

O evento tem 300 vagas e as inscrições podem ser feitas até o dia 17 de setembro, por meio da Plataforma Cursos e Eventos da UFMG.

Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas. 

Mais Informações

Notícias relacionadas

Rolar para cima