Leitura rápida
Fonte
Publicação Original
Áreas
Compartilhar
Resumo
As doenças cardiovasculares continuam sendo a principal causa de morte em todo o mundo.
Agora, um novo estudo global liderado pela Universidade Northwestern, nos EUA, e pela Universidade Yonsei, na Coreia do Sul, mostrou que mais de 99% das pessoas que sofreram um ataque cardíaco, derrame ou insuficiência cardíaca já apresentavam pelo menos um fator de risco anteriormente.
O estudo refutou a noção de que esses eventos frequentemente atingem as pessoas sem sinais de alerta. Os resultados foram publicados na revista científica The Journal of the American College of Cardiology.
“Acreditamos que o estudo demonstra de forma muito convincente que a exposição a um ou mais fatores de risco não ideais antes desses desfechos cardiovasculares é de quase 100%”, disse o Dr. Philip Greenland, professor de Cardiologia na Faculdade de Medicina da Universidade Northwestern e autor sênior do estudo.
“O objetivo agora é trabalhar mais arduamente para encontrar maneiras de controlar esses fatores de risco modificáveis, em vez de se desviar do caminho e buscar outros fatores que não são facilmente tratáveis e não são causais”, continuou o pesquisador.
O professor Philip Greenland e seus colegas selecionaram quatro principais fatores de risco cardiovascular: pressão arterial, colesterol, glicemia e tabagismo. Eles usaram as definições ideais de saúde cardiovascular da American Heart Association, que descrevem níveis não ideais como: pressão arterial ≥120/80 mmHg ou em tratamento; colesterol total ≥200 mg/dL ou em tratamento; glicemia de jejum ≥100 mg/dL, diagnóstico de diabetes ou em tratamento; eu uso de tabaco passado ou atual.
Os pesquisadores analisaram registros de saúde de até duas décadas de mais de 9 milhões de adultos na Coreia do Sul e quase 7.000 pessoas nos EUA e verificaram os níveis de pressão arterial, colesterol, glicose e exposição ao tabagismo que as pessoas apresentavam anos antes do primeiro evento cardiovascular.
Em ambas as coortes, coreana e americana, os resultados foram definitivos: mais de 99% das pessoas que desenvolveram doença coronariana, insuficiência cardíaca ou derrame apresentavam pelo menos um fator de risco não ideal antes do evento. Mais de 93% tinham dois ou mais fatores de risco.
A hipertensão foi a causa mais comum, afetando mais de 95% dos pacientes na Coreia do Sul e mais de 93% nos EUA.
Mesmo em mulheres com menos de 60 anos — o grupo frequentemente considerado de menor risco — mais de 95% ainda apresentavam pelo menos um fator não ideal antes da insuficiência cardíaca ou derrame.
Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.
Autores/Pesquisadores Citados
Instituições Citadas
Publicação
Acesse o resumo do artigo científico (em inglês).
Acesse a revista científica The Journal of the American College of Cardiology (em inglês).
Mais Informações
Acesse a notícia original completa na página da Universidade Northwestern (em inglês).