Notícia com publicação científica
Estudo descobre que bactéria hospitalar Pseudomonas aeruginosa inibe o crescimento do superfungo Candida auris
Estudo não apenas amplia a compreensão das interações microbianas, mas também aponta para direções futuras de pesquisa e novas terapias

Stas Vitriv via Wikimedia Commons

Cultura de Pseudomonas aeruginosa em ágar chocolate

26 de agosto de 2025, 15:16

Fonte

Mariana Melo, Sala de Ciência da Agecom/UFRN

Publicação Original

Áreas

Bacteriologia, Biologia, Biotecnologia, Desenvolvimento de Fármacos, Micologia, Microbiologia, Toxicologia, Vigilância Sanitária

Compartilhar

Resumo

Usando uma metodologia baseada em experimentos de cultivo onde a bactéria Pseudomonas aeruginosa e o fungo Candida auris foram colocados para crescerem juntos em laboratório, pesquisadores puderam observar a dinâmica da interação entre os microrganismos e descobriram que a bactéria pode inibir o crescimento do fungo.

A bactéria não mata o fungo, mas limita seu avanço, em um efeito que os cientistas classificaram como fungistático. O estudo mostrou ainda que o fenômeno acontece por meio de moléculas secretadas pela bactéria.

Tanto o superfungo Candida auris como a bactéria Pseudomonas aeruginosa – muitas vezes associada a infecções hospitalares –  podem coexistir em pacientes, o que mostra a importância da pesquisa.

Foco do Estudo

Estudar a dinâmica da interação entre o superfungo Candida auris e a bactéria Pseudomonas aeruginosa.

Estudo

Ao entrar em contato com P. aeruginosa, as células de C. auris pareceram incapazes de proliferar, mas permaneceram viáveis. Isso foi confirmado por microscopia de fluorescência, que mostrou que, embora o número de células de C. auris durante o cocultivo tenha reduzido para 36% em comparação com a monocultura, cerca de 97% permaneceram viáveis ​​mesmo após 72 horas de cocultivo com a bactéria. Esses resultados corroboram a ideia de que P. aeruginosa provavelmente induz um efeito fungistático contra C. auris.

Pesquisadores que participaram do estudo

Resultados

Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.

Autores/Pesquisadores Citados

Professor do Departamento de Microbiologia e Parasitologia da UFRN

Publicação

Mais Informações

Notícias relacionadas

Rolar para cima