Com publicação científica

Resistência bacteriana
Estudo descobre estratégias de bactérias para se tornarem mais resistentes
Análise computacional mostrou padrões de disseminação da resistência antimicrobiana

GraphicsDen via Shutterstock

Ilustração 3D de bactéria Escherichia coli

Por Redação SciAdvances

2 de fevereiro de 2026, 12:36

Fonte

Áreas

Bacteriologia, Bioinformática, Biologia, Biotecnologia, Computação, Engenharia Biológica, Genética, Genômica, Imunologia, Microbiologia, Simulação Computacional

Compartilhar

Resistência bacteriana

A ciência sabe que as bactérias, incluindo aquelas que podem causar doenças graves, podem evoluir com muita rapidez, principalmente pela capacidade de compartilhar material genético entre si, o que permite uma rápida adaptação a situações adversas.

Um dos mecanismos bacterianos para esse compartilhamento de material genético é viabilizado através de pequenos fragmentos de DNA liberados pelas bactérias – os plasmídeos. Exatamente por serem fragmentos de DNA, os plasmídeos em geral podem carregar genes de resistência antimicrobiana.

Avanço: estudo computacional detecta estratégias de furtividade e manipulação em plasmídeos

Agora, pesquisadores da Universidade de Tóquio, no Japão, e da Universidade da Califórnia em Berkeley, nos EUA, descobriram duas estratégias diferentes que plasmídeos bacterianos usam para compartilhar sua resistência aos antibióticos com outras bactérias.

O estudo, publicado na revista científica Nucleic Acids Research, usou análise computacional com o objetivo de identificar e prever riscos de infecções resistentes a antibióticos.

Depois de analisar mais de 10.000 sequências de plasmídeos, os pesquisadores identificaram o que chamaram de plasmídeos ‘furtivos’ e plasmídeos ‘manipuladores’.

Segundo Ryuichi Ono, doutorando na Universidade da Califórnia em Berkeley e primeiro autor do estudo, enquanto inicialmente os plasmídeos que usam a estratégia de furtividade protegem seus genes – incluindo genes de resistência a antibióticos –  mantendo-os inativos, os plasmídeos que usam a estratégia de manipulação espalham esses genes rapidamente, interferindo ativamente nos sistemas do hospedeiro.

Análise genética ajuda a compreender mais sobre plasmídeos

Autores/Pesquisadores Citados

Doutorando na Universidade da Califórnia em Berkeley

Publicação

Outros avanços

Rolar para cima