
Fonte
Universidade de Oxford
Publicação Original
Áreas
Resumo
Um novo estudo clínico de Fase III a ser desenvolvido em vários países avaliará se o vicadrostat, um inibidor da aldosterona sintase, melhora os resultados clínicos em um grande grupo de pessoas que vivem com Doença Renal Crônica, quando administrado em combinação com outro tratamento existente.
O novo composto, desenvolvido pela Boehringer Ingelheim, já mostrou resultados promissores em estudo de Fase II realizado anteriormente.
A Doença Renal Crônica (DRC) é uma condição geralmente progressiva que pode comprometer o funcionamento dos rins e levar à necessidade de diálise ou transplante renal, além de aumentar o risco de doenças cardiovasculares.
Trata-se de uma das principais causas de morte no mundo todo, afetando cerca de 1 em cada 10 adultos.
Um estudo clínico anterior, chamado EMPA-KIDNEYTM e liderado por pesquisadores da Oxford Population Health da Universidade de Oxford, no Reino Unido, demonstrou que a empagliflozina reduz o risco de progressão da doença renal ou morte por doença cardiovascular em 28% em pacientes com DRC com e sem diabetes.
Porém, apesar da empagliflozina ser recomendada como tratamento fundamental para a DRC em muitos países, muitos pacientes ainda apresentam piora da doença e um risco aumentado de problemas cardíacos.
Recentemente, além da empagliflozina, uma nova proposta surgiu para tentar melhorar a qualidade de vida dos pacientes: o vicadrostat, um inibidor da aldosterona sintase, que poderia ser administrado em combinação com outros tratamentos.
Estima-se que haja cerca de 850 milhões de pessoas ao redor do mundo vivendo com doença renal crônica, que atualmente não tem cura. Tratamentos adicionais são urgentemente necessários para diminuir o impacto frequentemente devastador da insuficiência renal na qualidade de vida e reduzir o risco de doença cardiovascular e morte prematura
Para validar essa possibilidade, um novo estudo clínico multinacional de Fase III – chamado EASi-KIDNEYTM – avaliará se a combinação de vicadrostat e empagliflozina reduz o risco de progressão da doença renal, hospitalização por insuficiência cardíaca ou morte por doença cardiovascular em pacientes com DRC em comparação apenas com a empagliflozina, quando adicionada ao tratamento médico padrão.
Metade dos participantes será selecionada aleatoriamente e receberá a combinação de vicadrostat e empagliflozina, e a outra metade receberá empagliflozina mais um placebo.
Envolvendo 15 a 20 países ao redor do mundo, os pesquisadores pretendem que o estudo tenha a participação de até 11.000 pessoas.
O novo composto foi desenvolvido pela Boehringer Ingelheim, que está patrocinando o estudo, e já foi testado em estudo anterior de Fase II, que mostrou resultados promissores.
“Quando administrado em combinação com empagliflozina, nosso novo inibidor seletivo da aldosterona sintase, vicadrostat, mostrou uma redução significativa da albuminúria, um marcador de benefício renal potencial, em até 40%. Esses esforços ressaltam nosso compromisso em transformar a vida de pessoas impactadas por esta doença grave e outras condições cardiovasculares, renais e metabólicas interconectadas”, disse o Dr. Ioannis Sapountzis, Chefe de Áreas Terapêuticas Globais na Boehringer Ingelheim.
O estudo EASi-KIDNEYTM será o primeiro teste a usar a nova plataforma de gerenciamento de estudos clínicos chamada ‘Cantata’.
A nova plataforma foi desenvolvida pela Protas, uma organização sem fins lucrativos criada para facilitar o design e a entrega de estudos clínicos de larga escala e alta qualidade a baixo custo.
Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.
Autores/Pesquisadores Citados
Instituições Citadas
Mais Informações
Acesse a notícia completa na página da Universidade de Oxford (em inglês).
Leia também:

Universidade da Califórnia em San Francisco