Leitura rápida

Estudo clínico mostra que laserterapia alivia dor e melhora cicatrização em mulheres no pós-parto com lacerações perineais
4 de abril de 2025, 18:55

Fonte

Luciana Costa de Resende Vilela, UNIFAL-MG

Publicação Original

Áreas

Fisioterapia, Fotônica, Física Médica, Ginecologia, Obstetrícia, Reabilitação, Saúde da Mulher

Compartilhar

Resumo

A fisioterapeuta Thais de Castro Santos, ex-aluna do curso de Fisioterapia e do Curso de Especialização em Disfunções do Assoalho Pélvico da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), liderou um estudo clínico randomizado sobre os benefícios da terapia com laser de baixa potência sobre a dor e a cicatrização de lesões perineais em mulheres no pós-parto imediato.

O estudo, que contou com a colaboração da pesquisadora Laíza Helena Viana, foi orientado pela professora Dra. Lígia de Sousa Marino e pela professora Dra. Simone Botelho, ambas da UNIFAL-MG, em uma parceria com a maternidade da Santa Casa de Alfenas.

Os resultados do estudo clínico revelaram que a fotobiomodulação, uma intervenção de baixo custo e de fácil aplicação no ambiente hospitalar, pode ser um recurso importante para minimizar o desconforto e ajudar na recuperação de lacerações perineais em mulheres nas primeiras 24 horas após o parto.

Além de demonstrar o alívio da dor e a aceleração da cicatrização, a pesquisa mostrou uma redução significativa na necessidade do uso de medicamentos analgésicos durante o período de pós-parto, com benefícios tanto para a saúde materna quanto para a saúde do recém-nascido.

O estudo ganhou o prêmio de Melhor Trabalho Científico no IX Congresso Latino-Americano de Piso Pélvico (ALAPP), realizado recentemente em Santiago do Chile.

“A UNIFAL-MG e o Hospital Santa Casa se destacam por sediar uma pesquisa que poderá demonstrar os reais benefícios para milhares de mulheres que dão à luz, todos os dias, minimizando os impactos do parto, em especial em um período em que o uso de estratégias simples como o laser podem favorecer o menor uso de medicamentos, período em que a mulher está também em fase de amamentação”, destacou a professora Simone Botelho.

Os resultados da pesquisa têm o potencial de impactar positivamente o tratamento de pacientes com disfunções do assoalho pélvico, contribuindo para a redução da necessidade de medicação, diminuição dos custos hospitalares e melhoria da qualidade de vida de mulheres no pós-parto.

Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas. 

Autores/Pesquisadores Citados

Mestranda em Ciências da Reabilitação na UNIFAL-MG
Mestranda em Ciências da Reabilitação na UNIFAL-MG
Professora de Fisioterapia da UNIFAL-MG
Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação e professora no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Cirurgia da UNIFAL-MG

Mais Informações

Leia também:

Rolar para cima