Notícia com publicação científica
Espécies exóticas podem reduzir a qualidade ecológica de rios
Poucos índices biológicos usados na monitorização dos rios contemplam a análise de espécies exóticas

Wikimedia Commons

Silurus glanis

27 de janeiro de 2025, 16:02

Fonte

Sara Machado, FCTUC

Publicação Original

Áreas

Ciência Ambiental, Ecologia, Geociências, Geografia, Gestão Ambiental, Monitoramento Ambiental, Oceanografia, Saúde Ambiental, Sustentabilidade

Compartilhar

Resumo

Pesquisadores estudaram a influência da presença de espécies exóticas invasoras e como elas influenciam a avaliação biológica de rios em todo o mundo.

Ao usar índices biológicos que não consideram espécies exóticas invasoras para a monitorização de rios, a avaliação da degradação dos rios pode ser prejudicada.

Os especialistas recomendam a inclusão de métricas específicas para espécies exóticas nos índices de qualidade biológica utilizados na avaliação ecológica dos rios e a necessidade de investir na identificação taxonômica em nível da espécie em programas de monitorização, entre outras ações.

Foco do Estudo

Estudar a influência da presença de espécies exóticas na qualidade ecológica de rios em todo o mundo

Por que é importante?

Estudo

Este estudo teve como objetivo compreender, a nível mundial, se a avaliação da qualidade ecológica dos rios reflete a presença de espécies exóticas (não-nativas de uma região) nos ecossistemas ribeirinhos. Em Portugal, assim como em toda a Comunidade Europeia, e em vários países do mundo, existem índices baseados nas comunidades aquáticas de peixes, invertebrados, microalgas e plantas aquáticas, considerados bioindicadores de qualidade ecológica

Dra. Maria João Feio, pesquisadora do Centro de Ciências do Mar e do Ambiente da Universidade de Coimbra

Resultados

Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.

Rolar para cima