Leitura rápida
Fonte
Publicação Original
Áreas
Compartilhar
Resumo
Uma equipe de cientistas de alimentos da Austrália e do Paquistão descobriu uma maneira natural de estender significativamente a vida útil do caldo de cana-de-açúcar, uma das bebidas mais populares do mundo, porém altamente perecível.
Ao adicionar extratos de hortelã e coentro secos em micro-ondas ao caldo durante o processo de produção, sua vida útil pode ser estendida de 3 para 14 dias, afirmaram os pesquisadores em um novo artigo publicado na revista científica Food Safety and Health.
O caldo de cana-de-açúcar é amplamente consumido no Sudeste Asiático, África e Brasil, e mais recentemente na América do Norte e partes da Europa, impulsionado pelo crescente interesse do consumidor por bebidas naturais, não processadas e com benefícios à saúde.
No entanto, seu prazo de validade é curto devido ao seu alto teor de açúcar e água, além da rápida fermentação quando exposto ao ar. Normalmente, conservantes sintéticos são adicionados para retardar esse processo, mas eles estão caindo em desuso devido às suas ligações cancerígenas.
Zarnab Asif, doutoranda na Universidade da Austrália Meridional (UniSA) e autora principal do estudo, que realizou esta pesquisa de mestrado na Universidade de Agricultura de Faisalabad (UAF), afirmou que a hortelã e o coentro são alternativas naturais e seguras.
“Além de serem antioxidantes naturais, eles também prolongam a vida útil do caldo de cana por até duas semanas. Isso tem enormes implicações para a indústria global de sucos, especialmente em regiões tropicais, onde o caldo de cana é frequentemente produzido e vendido fresco nas ruas”, destacou Zarnab Asif.
“Demonstramos que os antioxidantes naturais da hortelã e do coentro, extraídos por secagem em micro-ondas, podem retardar o crescimento microbiano e evitar que o caldo escureça ou desenvolva sabores desagradáveis. Esta é uma solução simples e de baixo custo para a indústria de sucos e bebidas”, destacou a pesquisadora.
A equipe de pesquisa testou métodos tradicionais de extração por metanol e um novo método de extração por secagem assistida por micro-ondas. Ao aquecer as folhas, as micro-ondas liberam extratos contendo antioxidantes como polifenóis, flavonoides e vitamina C de forma mais eficiente, evitando danos aos compostos sensíveis ao calor.
A Dra. Tayyaba Alvi, professora da Green International University, no Paquistão, e coautora do estudo, afirmou que os extratos de hortelã derivados de micro-ondas apresentaram atividade antioxidante de 74%, superior à dos extratos de metanol e das folhas frescas. Os extratos de coentro também apresentaram um desempenho excelente, embora ligeiramente menos eficaz do que a hortelã.
“Quando adicionados ao caldo de cana e refrigerados, os extratos de micro-ondas mantiveram o caldo fresco por duas semanas, com alterações mínimas na cor ou no sabor”, de acordo com a Dra. Tayyaba Alvi. “Ao contrário, o caldo tratado com extratos de metanol deteriorou-se em poucos dias”, continuou.
“Extratos de ervas oferecem uma opção mais segura, à base de plantas, que não apenas preserva o suco, mas também pode agregar benefícios nutricionais. Como essa tecnologia é simples e de baixo custo, ela pode ser adotada por pequenos e médios produtores de suco em países em desenvolvimento ”, concluiu o Dr. Muhammad Kashif Iqbal Khan, professor da UAF.
Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.
Autores/Pesquisadores Citados
Publicação
Acesse o artigo científico completo (em inglês).
Acesse a revista científica Food Safety and Health (em inglês).
Mais Informações
Acesse a notícia original completa na página da Universidade da Austrália Meridional (em inglês).