Leitura rápida

Empresa de desenvolvimento e produção de radiofármacos da Universidade de Coimbra produz medicamento inovador para detecção da doença de Alzheimer

Fonte

Universidade de Coimbra

Publicação Original

Áreas

Bioengenharia, Biomedicina, Bioquímica, Desenvolvimento de Fármacos, Entrega de Medicamentos, Física Médica, Imagens Médicas, Indústria Farmacêutica, Processamento de Imagens, Toxicologia

Compartilhar

Resumo

A ICNAS Pharma, empresa de desenvolvimento e produção de radiofármacos da Universidade de Coimbra, em Portugal, vai passar a produzir um novo radiofármaco que permite a detecção de agregados da proteína Tau no cérebro, garantindo um diagnóstico mais preciso da doença de Alzheimer.

O medicamento será usado em exames de tomografia por emissão de pósitrons (PET) no Instituto de Ciências Nucleares Aplicadas à Saúde (ICNAS), também ligado à universidade.

O novo método de diagnóstico permite complementar a tomografia PET atual – para detecção de proteína beta amiloide fibrilar e em placas – com a detecção da presença dos agregados da proteína Tau (um indicador de manifestação da doença, comum a todos os pacientes). “A detecção de agregados da proteína Tau no cérebro permite um diagnóstico mais preciso e o estadiamento da doença, relacionando-se com a sua gravidade e progressão”, explicou o Dr. Antero Abrunhosa, diretor do ICNAS.

A ICNAS Pharma desenvolveu o processo de produção do novo radiofármaco depois de dois anos de pesquisas, que podem abrir novas perspectivas para o tratamento da doença de Alzheimer. “Estes estudos podem ajudar a desenvolver uma nova geração de fármacos que visem reduzir a acumulação da proteína Tau, podendo vir a contribuir para melhorar a condição dos doentes com Alzheimer”, destacou o Dr. Antero Abrunhosa.

Pioneira na produção de radiofármacos em Portugal desde 2012, a ICNAS Pharma já lançou sete medicamentos radiofarmacêuticos no mercado português e produziu mais de 300 mil doses. Atualmente, a empresa está em fase de internacionalização para outros cinco países da Europa e para o Brasil.

Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas. 

Autores/Pesquisadores Citados

Diretor do ICNAS da Universidade de Coimbra

Mais Informações

Notícias relacionadas

Rolar para cima