Com publicação científica

Monkey Business Images via Shutterstock
Por Redação SciAdvances
Fonte
Áreas
Compartilhar
A menopausa marca o fim da fase reprodutiva feminina, quando os ovários reduzem drasticamente a produção de estrogênio e progesterona, e geralmente acontece entre os 45 e 55 anos.
Essa fase da vida da mulher é caracterizada por efeitos como ondas de calor e alterações de humor e sono.
Para combater esses efeitos, muitas mulheres recebem prescrição de terapia de reposição hormonal (TRH). Mas o conhecimento sobre os efeitos da menopausa e da ação da TRH no cérebro, na cognição e na saúde mental ainda é limitado.
Um estudo publicado na revista científica Psychological Medicine mostrou que a fase da menopausa está relacionada à redução do volume de massa cinzenta em regiões importantes do cérebro, ao aumento dos níveis de ansiedade e depressão e a dificuldades para dormir.
Para analisar os efeitos da TRH, pesquisadores da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, analisaram dados do banco de dados UK Biobank de quase 125.000 mulheres, classificadas em três categorias: pré-menopausa, pós-menopausa que nunca usaram TRH e pós-menopausa que usaram TRH.
As participantes responderam a questionários e algumas realizaram testes cognitivos e exames de ressonância magnética.
A pesquisa foi liderada pela Dra. Katharina Zuhlsdorff, primeira autora e pesquisadora de Neurociências, e pela Dra. Barbara Sahakian, autora sênior do estudo e professora do Departamento de Psiquiatria da Universidade de Cambridge.
Mulheres na pós-menopausa apresentaram maior probabilidade – em relação às mulheres na pré-menopausa – de relatar insônia, dormir menos e sentir cansaço, e também de procurar ajuda médica para ansiedade, nervosismo ou depressão.
As participantes que fizeram uso de terapia hormonal relataram se sentir mais cansadas do que as participantes do grupo controle, mas não foram percebidas diferenças significativas na duração do sono.
Sobre a cognição, mulheres na pós-menopausa que não fizeram uso da TRH apresentaram tempos de reação mais lentos do que as participantes na pré-menopausa ou daquelas que faziam uso de TRH. Mas não houve diferenças significativas em relação à memória.
Na pós-menopausa, os cientistas observaram uma redução significativa no volume de massa cinzenta no hipocampo, no córtex entorrinal e no córtex cingulado anterior, regiões responsáveis pela memória, atenção e emoções, tanto no grupo que fazia uso de TRH como no grupo sem TRH.
Segundo a Dra. Christelle Langley, professora do Departamento de Psiquiatria de Cambridge e coautora do estudo, um estilo de vida saudável – incluindo exercícios, atividades físicas e uma alimentação equilibrada – é particularmente importante durante esse período para ajudar a minimizar alguns dos efeitos da menopausa.
Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.
Autores/Pesquisadores Citados
Instituições Citadas
Publicação
Acesse o artigo científico completo (em inglês).
Outros avanços

Universidade Washington em St. Louis


