Leitura rápida
Fonte
Publicação Original
Áreas
Compartilhar
Resumo
Pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos EUA, descobriram que a prática de exercícios físicos também pode beneficiar neurônios individualmente. Eles observaram que, quando os músculos se contraem durante o exercício, eles liberam um conjunto de sinais bioquímicos através de proteínas chamadas miocinas.
Na presença desses sinais gerados pelos músculos, os neurônios cresceram quatro vezes mais em comparação com os neurônios que não foram expostos às miocinas. Esses experimentos em nível celular sugerem que o exercício pode ter um efeito bioquímico significativo no crescimento neuronal.
Mas a pesquisa também descobriu que os neurônios respondem não apenas aos sinais bioquímicos do exercício, mas também aos seus impactos físicos. Os cientistas observaram que, quando os neurônios são repetidamente puxados para frente e para trás, de forma semelhante à forma como os músculos se contraem e se expandem durante o exercício, os neurônios crescem tanto quanto quando são expostos às miocinas.
Embora estudos anteriores tenham indicado uma potencial ligação bioquímica entre a atividade muscular e o crescimento do sistema nervoso, este estudo é o primeiro a mostrar que os efeitos físicos podem ser igualmente importantes, disseram os pesquisadores.
Os resultados, publicados na revista científica Advanced Healthcare Materials, lançam luz sobre a conexão entre músculos e nervos durante o exercício e podem melhorar terapias relacionadas ao exercício para reparar nervos danificados.
“Agora que sabemos que essa interferência músculo-nervo existe […] talvez, se estimularmos o músculo, possamos fazer com que um nervo se recupere, restaurando a mobilidade para aqueles que a perderam devido a lesões traumáticas ou doenças neurodegenerativas”, disse a Dra. Ritu Raman, professora de Engenharia Mecânica do MIT.
Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.
Autores/Pesquisadores Citados
Instituições Citadas
Publicação
Acesse o artigo científico completo (em inglês).
Acesse a revista científica Advanced Healthcare Materials (em inglês).
Mais Informações
Acesse a notícia original completa na página do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (em inglês).
Leia também:

Universidade de Illinois em Urbana-Champaign
Universidade Estadual de Londrina
Universidade de Sydney