Leitura rápida

Estudo destaca que a educação em saúde precisa melhorar para ajudar a deter a ameaça da resistência antimicrobiana
11 de novembro de 2024, 09:17

Fonte

Universidade Monash

Publicação Original

Áreas

Assuntos Regulatórios, Ciência Ambiental, Farmacologia, Farmacovigilância, Farmácia Clínica, Gestão de Resíduos, Vigilância Sanitária

Compartilhar

Resumo

O uso inadequado de antimicrobianos (antibióticos, antivirais, antifúngicos e antiparasitários) pode desequilibrar o meio ambiente e causar desperdícios desnecessários que podem contaminar o solo, animais e cursos d’água.

Neste cenário, a administração antimicrobiana é parte integrante da educação em saúde global, pois deve preparar a futura força de trabalho da área da saúde para promover o uso responsável de antimicrobianos.

Um novo estudo descobriu que, até o momento, a educação interdisciplinar em saúde global se concentrou principalmente no uso inadequado de antimicrobianos, destacando a necessidade urgente de uma compreensão muito mais ampla das múltiplas habilidades necessárias para combater efetivamente a resistência antimicrobiana.

Isso inclui um conhecimento profundo de tudo que pode contribuir para a resistência antimicrobiana, como descarte inadequado, contaminação ambiental, compreensão de padrões de uso de antimicrobianos por meio de vários métodos de vigilância e auditoria, falsas alergias e também o papel que cada profissional de saúde pode ter dentro de uma equipe dedicada à administração antimicrobiana.

O estudo, conduzido por pesquisadores da Faculdade de Farmácia e Ciências Farmacêuticas da Universidade Monash, na Austrália, e publicado na revista científica BMC Medical Education, revisou 144 artigos de pesquisa de vários países com o objetivo de identificar lacunas e tendências no conhecimento antimicrobiano e, finalmente, ajudar a informar os currículos da área da saúde e melhorar a administração antimicrobiana em ambientes de saúde ao redor do mundo.

A Dra. Angelina Lim, uma das principais autoras do estudo e diretora do curso de Farmácia da Universidade Monash, disse que a administração antimicrobiana na saúde é multifacetada: “Embora uma sólida compreensão do uso antimicrobiano inadequado seja importante na luta contra a resistência antimicrobiana, a compreensão de outros fatores-chave, como o descarte responsável de medicamentos e métodos de vigilância contínua, precisa ser abordada na educação em saúde se quisermos combater a crescente ameaça da resistência antimicrobiana e seu impacto na saúde humana e planetária”.

Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas. 

Autores/Pesquisadores Citados

Diretora do curso de Farmácia da Universidade Monash

Instituições Citadas

Publicação

Mais Informações

Leia também:

Rolar para cima