Leitura rápida
Fonte
Publicação Original
Áreas
Compartilhar
Resumo
Os sistemas hidráulicos de residências podem estar repletos de vida microbiana geralmente inofensiva, mas isso é quase sempre excluído de análises da qualidade da água (realizadas fora das residências). E este pode ser um potencial problema, quase sempre ignorado.
Mas a Dra. Fangqiong Ling, professora de Engenharia de Energia, Ambiental e Química na Escola de Engenharia da Universidade Washington em St. Louis, nos EUA, está trabalhando para mudar isso, junto com seus colegas pesquisadores.
Em um artigo publicado recentemente na revista científica Nature Water, a professora Ling e colegas da própria Universidade Washington e também da Universidade de Oklahoma, da Universidade da Califórnia em Riverside e da Universidade Estadual do Arizona, nos EUA, compartilharam resultados de amostras de água coletadas em torneiras de banheiros de residências na área metropolitana de St. Louis. Os cientistas amostraram a água das casas durante sete dias para ver o fluxo e a mudança de diferentes populações bacterianas.
Os pesquisadores descobriram que, embora as casas geralmente compartilhassem as principais categorias de bactérias, até o nível da espécie, havia uma grande variação de casa para casa.
Este tipo de pesquisa poderia ser capaz de monitorizar, antecipar e prevenir surtos de agentes patogênicos e bactérias oportunistas que espalham doenças. A monitorização interna da água já existe em vários grandes edifícios e instituições, como hospitais, mas ainda é rara em residências familiares.
Embora os pesquisadores tenham encontrado agentes patogênicos ou bactérias causadores de doenças (em pequenas quantidades) nas casas, isso não significa necessariamente que a água doméstica não seja segura – mas os reguladores da saúde pública devem manter uma vigilância mais atenta, disse a professora Ling.
Mesmo que as colônias de microrganismos associadas ao sistema de fornecimento residencial de água sejam geralmente inofensivas, os genes de resistência que elas carregam podem ser transferidos para patógenos quando os indivíduos são submetidos a tratamentos com antibióticos.
Como as pessoas têm contato frequente com essas bactérias por meio de atividades como tomar banho e usar a água, há um forte incentivo para compreender melhor o microbioma e o ‘resistoma’ existentes no sistema hidráulico das casas, bem como a forma como eles interagem com os humanos.
Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.
Autores/Pesquisadores Citados
Publicação
Acesse o resumo do artigo científico (em inglês).
Acesse a revista científica Nature Water (em inglês).
Mais Informações
Acesse a notícia original completa na página da Universidade Washington em St. Louis (em inglês).
Leia também:

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Instituto de Tecnologia de Massachusetts
Instituto de Tecnologia de Massachusetts
Universidade de Basileia