Leitura rápida
Fonte
Publicação Original
Áreas
Compartilhar
Resumo
Muitos produtos cosméticos naturais apresentam listas longas e complexas de ingredientes em suas embalagens.
Para reduzir a energia e os produtos químicos necessários em sua produção, cientistas da Universidade Flinders, na Austrália, desenvolveram um novo dispositivo fluídico que altera a química de muitos produtos, sem a necessidade da adição de mais produtos químicos, como estabilizantes e conservantes sintéticos.
“A química verde é o design de produtos e processos químicos que reduzem ou eliminam o uso ou a geração de substâncias perigosas”, disse o professor Dr. Colin Raston, líder em pesquisas sobre Química Verde na Austrália e professor de Tecnologias Limpas na Universidade Flinders.
“[…] desenvolvemos um dispositivo fluídico de vórtice giratório rápido (VFD) que tem dinâmica baseada em líquido capaz de emulsionar ou alterar a química de uma incrível variedade de materiais sem a necessidade de produtos químicos tóxicos e de processamento complexo”, explicou o pesquisador.
Seguindo os princípios da química verde e os padrões de cosméticos orgânicos, pesquisadores da Universidade Flinders estão fazendo incursões na produção de xampus e cosméticos orgânicos mais sustentáveis e ‘saudáveis’. Colaborando com uma empresa de cosméticos orgânicos, os pesquisadores estão buscando melhorar a sustentabilidade na produção desses cosméticos usando o VFD.
“O VFD demonstrou sua eficácia ao permitir processos de produção limpos e sustentáveis que atendem aos rigorosos padrões e regulamentações da indústria de cosméticos orgânicos”, disse Xuejiao Cao, doutoranda na Universidade Flinders.
Xuejiao Cao usou a plataforma de centrifugação de alta velocidade para melhorar a ‘espuma’ e a estabilidade de prateleira de um xampu orgânico sem adicionar novos produtos químicos à lista de ingredientes.
“Estamos ansiosos por novos desenvolvimentos, incluindo outros ingredientes, como ácidos graxos usados como agentes antibacterianos naturais e ingredientes de proteção capilar”, concluiu a doutoranda.
Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.
Autores/Pesquisadores Citados
Instituições Citadas
Mais Informações
Acesse a notícia original completa na página da Universidade Flinders (em inglês).
Leia também:
Universidade de Michigan