Leitura rápida

Dietas ricas em gordura e açúcar podem afetar a função cognitiva mesmo em pessoas jovens
24 de abril de 2025, 18:38

Fonte

Jocelyn Prasad, Universidade de Sydney

Publicação Original

Áreas

Educação Alimentar, Epidemiologia, Neurociências, Nutrição Clínica, Obesidade, Qualidade dos Alimentos

Compartilhar

Resumo

Um novo estudo da Universidade de Sydney, na Austrália, associou dietas ricas em gordura e açúcar ao comprometimento da função cerebral.

As descobertas reforçam um crescente conjunto de evidências que demonstram o impacto negativo das dietas ricas em gordura e açúcar (HFHS) na capacidade cognitiva, somando-se aos seus conhecidos efeitos físicos e sobre o metabolismo.

Publicada na revista científica International Journal of Obesity, a pesquisa é a primeira a testar em humanos a relação entre dietas HFHS – particularmente aquelas ricas em açúcar refinado e gordura saturada – e a navegação espacial. A navegação espacial é a capacidade de aprender e memorizar um caminho de um lugar para outro, um processo que pode estimar a saúde do hipocampo cerebral.

O Dr. Dominic Tran, professor da Escola de Psicologia da Faculdade de Ciências da Universidade de Sydney e líder da equipe de pesquisa, descobriu que as dietas HFHS causam efeitos prejudiciais em alguns aspectos da função cognitiva.

É provável que esses efeitos se concentrem no hipocampo, a estrutura cerebral importante para a navegação espacial e a formação da memória, em vez de atuarem em todo o cérebro.

“A boa notícia é que acreditamos que esta seja uma situação facilmente reversível”, disse o professor Dominic Tran. “Mudanças na dieta podem melhorar a saúde do hipocampo e, portanto, nossa capacidade de navegar pelo ambiente, como quando exploramos uma nova cidade ou aprendemos um novo caminho para casa”.

A equipe de pesquisa recrutou 55 estudantes universitários com idades entre 18 e 38 anos, que responderam a questionários onde registravam o consumo de alimentos açucarados e gordurosos. Inicialmente, os pesquisadores testaram a memória dos participantes em um exercício de recordação numérica, e registraram seu índice de massa corporal (IMC).

Depois, os participantes passaram por um experimento de memória em um ambiente de realidade virtual em que precisavam se deslocar espacialmente no interior de um labirinto para encontrar um objeto em um determinado tempo.

O Dr. Tran disse que os resultados destacaram a importância de fazer boas escolhas alimentares para manter a função cerebral saudável: “Há muito tempo sabemos que o consumo excessivo de açúcar refinado e gordura saturada traz o risco de obesidade, doenças metabólicas e cardiovasculares, além de certos tipos de câncer. Sabemos também que esses hábitos alimentares pouco saudáveis ​​aceleram o início do declínio cognitivo relacionado à idade em adultos de meia-idade e idosos. [Mas agora] esta pesquisa nos fornece evidências de que a dieta é importante para a saúde do cérebro no início da idade adulta, um período em que a função cognitiva geralmente está intacta”, concluiu o professor Dominic Tran.

Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas. 

Autores/Pesquisadores Citados

Professor da Escola de Psicologia da Faculdade de Ciências da Universidade de Sydney

Instituições Citadas

Publicação

Mais Informações

Notícias relacionadas

Rolar para cima