Leitura rápida

Dieta mediterrânea pode ajudar a reduzir sintomas de depressão e ansiedade
2 de julho de 2025, 10:54

Fonte

Faculdade de Saúde Pública da USP

Publicação Original

Áreas

Ciência e Tecnologia de Alimentos, Educação Alimentar, Epidemiologia, Neurociências, Nutrição Clínica, Nutrição Funcional, Psiquiatria, Qualidade dos Alimentos

Compartilhar

Resumo

Um estudo publicado na revista científica Mediterranean Journal of Nutrition and Metabolism mostrou que a maior adesão à dieta mediterrânea –  que tem como base alimentos frescos e naturais, com foco em vegetais, frutas, grãos integrais, azeite de oliva, peixes e frutos do mar, além de leguminosas, nozes e sementes – esteve associada a menores escores de depressão entre os participantes da pesquisa de uma Clínica de Nutrição da cidade de São Paulo.

A pesquisa foi realizada durante o pós-doutorado da Dra. Lara Natacci no Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP-USP), sob a orientação da professora Dra. Elizabeth Aparecida da Silva Torres.

O estudo transversal considerou 199 adultos com idade média de 31,35 anos (sendo 71,36% mulheres), usuários de uma Unidade Básica de Saúde de São Paulo.

Foram avaliados sintomas de saúde mental por meio do Inventário de Ansiedade e Depressão de Beck e a adesão à dieta mediterrânea com um questionário de frequência alimentar com 78 itens. Também foram analisados padrões de sono.

Os resultados mostraram que a maior adesão à dieta mediterrânea esteve associada a menores escores de depressão. A ingestão de gordura saturada e a razão entre ácidos graxos monoinsaturados e saturados também se associaram significativamente aos sintomas depressivos.

A análise dos dados indicou que pessoas com menor adesão à dieta mediterrânea apresentaram sintomas mais intensos de depressão e ansiedade.

Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas. 

Autores/Pesquisadores Citados

Pesquisadora do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP-USP)
Professora do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP-USP)

Instituições Citadas

Publicação

Mais Informações

Notícias relacionadas

Rolar para cima