Leitura rápida
Fonte
Publicação Original
Áreas
Compartilhar
Resumo
Um estudo publicado na revista científica Mediterranean Journal of Nutrition and Metabolism mostrou que a maior adesão à dieta mediterrânea – que tem como base alimentos frescos e naturais, com foco em vegetais, frutas, grãos integrais, azeite de oliva, peixes e frutos do mar, além de leguminosas, nozes e sementes – esteve associada a menores escores de depressão entre os participantes da pesquisa de uma Clínica de Nutrição da cidade de São Paulo.
A pesquisa foi realizada durante o pós-doutorado da Dra. Lara Natacci no Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP-USP), sob a orientação da professora Dra. Elizabeth Aparecida da Silva Torres.
O estudo transversal considerou 199 adultos com idade média de 31,35 anos (sendo 71,36% mulheres), usuários de uma Unidade Básica de Saúde de São Paulo.
Foram avaliados sintomas de saúde mental por meio do Inventário de Ansiedade e Depressão de Beck e a adesão à dieta mediterrânea com um questionário de frequência alimentar com 78 itens. Também foram analisados padrões de sono.
Os resultados mostraram que a maior adesão à dieta mediterrânea esteve associada a menores escores de depressão. A ingestão de gordura saturada e a razão entre ácidos graxos monoinsaturados e saturados também se associaram significativamente aos sintomas depressivos.
A análise dos dados indicou que pessoas com menor adesão à dieta mediterrânea apresentaram sintomas mais intensos de depressão e ansiedade.
Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.
Autores/Pesquisadores Citados
Instituições Citadas
Publicação
Acesse o resumo do artigo científico (em inglês).
Acesse a revista científica Mediterranean Journal of Nutrition and Metabolism (em inglês).
Mais Informações
Acesse a notícia original completa na página da Faculdade de Saúde Pública da USP.
Notícias relacionadas

Universidade de Saskatchewan
Jornal da Unicamp