Com publicação científica

JitendraJadhav via Shutterstock
Ilustração 3D do transporte de linfa através de linfonodos
Por Redação SciAdvances
Fonte
Áreas
Compartilhar
O linfedema é uma condição crônica caracterizada pelo acúmulo de líquido linfático nos tecidos, resultando em inchaço persistente, geralmente nos braços ou pernas.
A condição ocorre quando o sistema linfático está danificado ou bloqueado. Embora não tenha cura, o tratamento adequado pode melhorar a qualidade de vida e controlar o inchaço.
Apesar de poder ser congênito ou causado por lesão, o linfedema também pode ser um efeito colateral após a remoção de gânglios linfáticos como parte do tratamento do câncer de mama, ou mesmo após radioterapia contra o câncer.
A restauração da qualidade e função dos vasos linfáticos é considerada uma abordagem promissora e poderia melhorar consideravelmente o tratamento do linfedema.
Cientistas descobriram que a molécula ‘fator de crescimento semelhante à insulina’, ou IGF, acelera o crescimento dos vasos linfáticos em peixes-zebra, tendo potencial para reparar vasos danificados.
O Dr. Jonathan Astin, professor da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde da Universidade de Auckland, na Nova Zelândia, e autor sênior do estudo, destacou que sua equipe de pesquisa descobriu um processo celular que promove o crescimento dos vasos linfáticos.
Apesar da descoberta ter sido feita em peixes-zebra, o pesquisador ressaltou que o processo também acontece em células linfáticas humanas.
Segundo o professor, a vantagem de usar peixes é a possibilidade de marcar vasos linfáticos com fluorescência. O que facilita a visualização do crescimento dos vasos em uma larva ou embrião inteiro, sem afetar seu desenvolvimento.
O professor Jonathan Asti destacou que a descoberta de que o IGF afeta o crescimento dos vasos linfáticos pode ser importante para contornar a condição do linfedema, e isso pode ser importante na proposição de novos tratamentos.
Agora, a equipe de pesquisadores está trabalhando na verificação da eficácia de uma nova terapia com IGF para o linfedema em comundongos.
Os pesquisadores esperam que a nova terapia possa ser testada em humanos em um futuro breve.
Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.
Autores/Pesquisadores Citados
Publicação
Acesse o artigo científico completo (em inglês).
Outros avanços

Universidade da Califórnia em San Diego


