Leitura rápida

UFMG oferece curso EaD gratuito de aperfeiçoamento em Cuidados Paliativos
19 de fevereiro de 2025, 19:03

Fonte

Faculdade de Medicina da UFMG

Publicação Original

Áreas

Assistência Social, Cuidados Paliativos, Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Odontologia, Psicologia, Terapia Ocupacional

Compartilhar

Resumo

O Núcleo de Educação em Saúde Coletiva (Nescon) da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) está com inscrições abertas – até o dia 15 de junho de 2025 –  para o curso de Aperfeiçoamento em Cuidados Paliativos da Rede de Atenção à Saúde do SUS.

O curso abordará cuidados paliativos como prática multiprofissional, com foco nas necessidades clínicas e psicossociais da pessoa em diferentes cenários de atenção à saúde: domicílio, Instituição de Longa Permanência (ILP), unidade hospitalar, ambulatorial ou especializada.

O objetivo geral do curso – oferecido na modalidade EAD, com carga horária de 210 horas e gratuito – é ampliar a qualificação dos profissionais de saúde para a prática do cuidado paliativo na Rede de Atenção à Saúde (RAS), de acordo com os princípios e diretrizes da Política Nacional de Cuidados Paliativos (PNCP), utilizando a atuação multiprofissional como estratégia de organização e efetivação do cuidado.

Serão abordados os seguintes temas: Sistema Único de Saúde, Política Nacional de Cuidados Paliativos (PNCP), Serviços e Cuidados Paliativos na RAS, Apoio Matricial, Telessaúde, Princípios e Diretrizes do Cuidado Paliativo e Assistência à Pessoa em Cuidado Paliativo.

Com o aprendizado, o profissional poderá contribuir para a integralidade da assistência paliativa na RAS e na gestão da saúde humanizada e centrada nas necessidades da pessoa em diferentes cenários de atenção, incluindo regiões de difícil acesso e populações vulneráveis.

O curso já está disponível para ser iniciado e tem a data limite de término no dia 14 de dezembro de 2025.

O público-alvo são profissionais da área da saúde: assistentes sociais, enfermeiros, médicos, psicólogos, farmacêuticos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, cirurgiões dentistas, nutricionistas e terapeutas ocupacionais. Neste primeiro momento, serão oferecidas 5 mil vagas.

O projeto é coordenado pelo Dr. Helian Nunes de Oliveira, professor do Departamento de Medicina Preventiva e Social da UFMG; pela professora Maria Auxiliadora Cordova Christofaro e pelo Dr. Joaquim Antônio César Mota, professor do Departamento de Pediatria da UFMG.

Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas. 

Autores/Pesquisadores Citados

Professor do Departamento de Medicina Preventiva e Social da UFMG
Assessora em Saúde Coletiva de Cursos EaD da UFMG
Professor do Departamento de Pediatria da UFMG

Mais Informações

Leia também:

Rolar para cima