Notícia com publicação científica
Aumentar o consumo de potássio pode ser melhor para regular a pressão arterial do que apenas reduzir o consumo de sódio
Estudo in silico mostrou que dietas com relações entre potássio e sódio mais elevadas regulam melhor a pressão arterial
Freepik (Imagem gerada por Inteligência Artificial)
18 de abril de 2025, 16:05

Fonte

Universidade de Waterloo

Publicação Original

Áreas

Alimentação Coletiva, Bioengenharia, Educação Alimentar, Modelagem Matemática, Nutrição Clínica, Nutrição Funcional, Simulação Computacional

Compartilhar

Resumo

A partir de um novo modelo matemático, pesquisadoras da Universidade de Waterloo, no Canadá, desenvolveram simulações computacionais para compreender a influência das relações entre os eletrólitos potássio e sódio sobre a regulação da pressão arterial, de acordo com o sexo e diferentes tipos de dietas.

Os resultados mostraram que, para efeito de bons resultados de pressão arterial, é mais adequada uma alta relação entre potássio e sódio, ou seja, o consumo de dietas com altos valores de potássio pode ser mais eficiente na redução da pressão arterial do que apenas dietas com baixo sódio.

Foco do Estudo

Desenvolver um estudo in silico para averiguar a influência de diferentes proporções dos eletrólitos sódio e potássio sobre os resultados da pressão arterial em homens e mulheres.

Por que é importante?

Estudo

Os primeiros humanos comiam muitas frutas e vegetais e, como resultado, os sistemas reguladores do nosso corpo podem ter evoluído para funcionar melhor com uma dieta rica em potássio e pobre em sódio

Melissa Stadt, doutoranda no Departamento de Matemática Aplicada de Waterloo e autora principal do estudo

Resultados

Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.

Autores/Pesquisadores Citados

Professora de Matemática Aplicada, Ciência da Computação, Farmácia e Biologia da Universidade de Waterloo
Doutoranda no Departamento de Matemática Aplicada de Waterloo

Instituições Citadas

Publicação

Mais Informações

Leia também:

Rolar para cima