Com publicação científica

Vink Fan via Shutterstock
Por Redação SciAdvances
Fonte
Áreas
Compartilhar
Apesar de ser considerado raro, o câncer das vias biliares (ou colangiocarcinoma) é o segundo câncer primário de fígado mais prevalente no mundo, sendo um tumor altamente agressivo com prognóstico limitado após o diagnóstico.
Os principais sintomas associados ao colangiocarcinoma são icterícia (pele e olhos amarelados), coceira intensa, dor abdominal, perda de peso e fezes claras.
Recentemente, a revista científica Nature Reviews Gastroenterology & Hepatology publicou o ‘Consenso Internacional sobre Câncer das Vias Biliares’ de 2026, onde podem ser encontrados aspectos básicos, moleculares, translacionais e clínicos da doença.
O documento – que destaca a situação atual, as necessidades não atendidas e as prioridades – oferece uma avaliação abrangente, crítica e atualizada do conhecimento atual sobre a doença e resume os principais avanços científicos dos últimos anos alcançados em todo o mundo.
Ao todo, 147 especialistas de 35 países participaram da atualização do consenso em 2026. A publicação constitui o terceiro consenso internacional na área, em sequência às edições publicadas em 2016 e 2020.
O consenso enfatiza a necessidade de uma classificação anatômica, histológica e molecular adequada dos tumores, como também da avaliação de pacientes por equipes multidisciplinares.
Entre as principais prioridades de pesquisa estão a identificação de métodos de detecção precoce, o desenvolvimento de biomarcadores preditivos de resposta aos tratamentos, o aprimoramento do conhecimento sobre a modulação do microambiente tumoral e uma compreensão mais profunda do papel das terapias locais e sua combinação com tratamentos sistêmicos.
Outros avanços

Instituto de Tecnologia de Massachusetts

Universidade Washington em St. Louis

