Leitura rápida

Conitec incorpora medicamentos para púrpura trombocitopênica ao SUS
17 de janeiro de 2025, 10:09

Fonte

Gabriella Ponte, Bio-Manguinhos/Fiocruz

Publicação Original

Áreas

Farmacologia, Farmácia Clínica, Hematologia, Indústria Farmacêutica

Compartilhar

Resumo

A púrpura trombocitopênica idiopática (PTI) é um distúrbio hemorrágico autoimune caracterizado pela trombocitopenia – que consiste na queda transitória ou persistente dos níveis de plaquetas, responsáveis pela coagulação – e pela inibição da atividade dos megacariócitos, que dão origem às plaquetas. Com isso, pacientes com a doença têm maior risco de sangramentos.

A PTI engloba uma série de manifestações clínicas, como pequenos pontos vermelhos, roxos ou marrons ou manchas roxas na pele, sangramento menstrual intenso e sangramento em mucosas, como gengiva, narinas, trato urinário e digestivo.

Recentemente, a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec) aprovou  a incorporação dos medicamentos rituximabe e o romiplostim para o tratamento de adultos com PTI primária refratária ou dependente de corticosteroide, conforme Protocolo Clínico do Ministério da Saúde – no âmbito do SUS.

A aprovação se deu após análise de consulta pública que ficou aberta entre setembro e outubro de 2024.

Em 2020, a Bio-Manguinhos/Fiocruz assinou uma Parceria para o Desenvolvimento Produtivo (PDP) com Sandoz e Bionovis com o objetivo de incorporar o rituximabe biossimilar ao seu portfólio para ser utilizado no tratamento de artrite reumatoide e linfomas não-Hodgkin.

De acordo com a projeção realizada no estudo de incorporação, atualmente há cerca de cinco mil pacientes portadores de PTI em uso de medicações no SUS, que agora serão beneficiados com a decisão da Conitec.

Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas. 

Rolar para cima