
NIAID/NIH via Wikimedia Commons
Partículas do vírus da hepatite B (em vermelho)
Fonte
Paul Hellmich, Centro de Comunicação Corporativa da Universidade Técnica de Munique
Publicação Original
Áreas
Compartilhar
Resumo
Após o sucesso do estudo clínico inicial de fase I com pacientes saudáveis, uma nova potencial vacina contra a hepatite B crônica – chamada TherVacB – entra na fase de complementação do estudo clínico de fase I e início de estudo clínico de fase II, que devem ser realizados em centros clínicos na Alemanha, Itália, Espanha, Inglaterra e Tanzânia.
Nesta nova fase de desenvolvimento da vacina, os pesquisadores buscam assegurar a segurança, a tolerabilidade e a atividade imunológica da vacina em pacientes com hepatite B crônica, cujas infecções são atualmente tratadas com medicamentos antivirais.
O sucesso da vacina nos estudos clínicos pode lançar as bases para uma cura verdadeira da doença, algo que nenhuma terapia existente oferece.
A hepatite B crônica é uma doença infecciosa que afeta cerca de 254 milhões de pessoas em todo o mundo. A doença aumenta significativamente o risco de danos ao fígado, cirrose e câncer de fígado.
Embora existam vacinas preventivas e tratamentos antivirais, nenhuma terapia curativa foi desenvolvida até o momento. Os tratamentos atuais suprimem o vírus, mas devem ser contínuos ao longo de toda a vida e não estão universalmente disponíveis. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a hepatite B causa 1,1 milhão de mortes por ano.
Mas agora, uma potencial vacina contra a hepatite B crônica entra estudos clínicos de fases I e II: a TherVacB. A vacina utiliza a chamada estratégia heteróloga de prime-boost: primeiro, são introduzidas proteínas que preparam o sistema imunológico, seguidas por um vetor viral modificado para impulsionar a resposta imune celular. Essa abordagem visa estimular as respostas de anticorpos e células T direcionadas ao vírus da hepatite B.
A vacina foi desenvolvida para cobrir mais de 95% das cepas globais do vírus da hepatite B (HBV), tornando-a potencialmente eficaz para mais de 250 milhões de pessoas cronicamente infectadas em todo o mundo.
“Após 13 anos de pesquisa, ver a TherVacB entrar em testes com pacientes é emocionante, pois é um passo crítico para encontrar uma potencial cura para a hepatite B crônica”, afirmou a Dra. Ulrike Protzer, professora de Virologia na Universidade Técnica de Munique (TUM), na Alemanha, e desenvolvedora da vacina. “Esta vacina visa ativar a resposta imunológica natural de uma forma que possa finalmente permitir que o corpo elimine o vírus”, acrescentou a professora.
Os resultados deste estudo podem não apenas moldar as fases futuras do desenvolvimento clínico, mas também redefinir a estratégia global para o manejo da hepatite B – especialmente em regiões com alta carga da doença e acesso limitado aos tratamentos existentes
Patrocinado pelo Hospital Universitário LMU Klinikum e liderado pelo Dr. Michael Hoelscher, diretor do Instituto de Doenças Infecciosas e Medicina Tropical do hospital, o estudo clínico atual está sendo conduzido em centros clínicos na Alemanha, Itália, Espanha, Inglaterra e Tanzânia. O objetivo é avaliar a segurança, a tolerabilidade e a atividade imunológica da vacina em pacientes com hepatite B crônica, cujas infecções são atualmente tratadas com medicamentos antivirais.
Nas fases I e II, 81 pacientes participarão do estudo. Na primeira parte (fase 1b), os participantes receberão doses crescentes dos componentes da vacina para determinar a dose mais segura e eficaz. Na segunda parte (fase 2a), a melhor dose identificada será testada em um grupo maior de pacientes para confirmar sua segurança e determinar o quão bem ela estimula o sistema imunológico a assumir o controle do vírus. O objetivo é determinar a dose ideal que seja segura e eficaz para ajudar o corpo a combater a hepatite B.
Se bem-sucedida, a TherVacB pode representar um avanço no tratamento da hepatite B crônica. A capacidade de estimular uma resposta imunológica funcional em pacientes já infectados pode lançar as bases para uma cura verdadeira – algo que nenhuma terapia existente oferece.
Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.
Autores/Pesquisadores Citados
Instituições Citadas
Mais Informações
Acesse a notícia original completa na página da Universidade Técnica de Munique (em inglês).
Notícias relacionadas
Instituto de Ciência de Tóquio
Universidade Estadual de Montes Claros