Notícia com publicação científica
Em estudo populacional, cientistas destacam que clima quente extremo influencia doenças cardiovasculares e diminui ‘anos de vida saudável’
Modelo estatístico aponta um agravamento da situação com as projeções de calor extremo devido às mudanças climáticas
bearfotos via Freepik
17 de março de 2025, 12:29

Fonte

Rhiannon Koch, Universidade de Adelaide

Publicação Original

Áreas

Cardiologia, Clima, Desigualdade Socioambiental, Epidemiologia, Fisiologia, Geociências, Geografia, Gestão Ambiental, Mudanças Climáticas, Sustentabilidade

Compartilhar

Resumo

Pesquisadores estudaram a influência do clima quente extremo sobre resultados de saúde, principalmente relacionados às doenças cardiovasculares, usando um modelo estatístico alimentado com dados de estudo populacional na Austrália.

Com um reflexo quantificado em termos de ‘dias de vida saudável perdidos’, os pesquisadores destacaram a influência crescente, ao longo deste século, dos aumentos de temperatura sobre as condições provocadas por doenças cardiovasculares, incluindo o número de mortes estimado.

Pelos resultados, fica clara a influência das mudanças climáticas sobre a qualidade de vida e a vida saudável. Os cientistas esperam que o estudo auxilie no planejamento de futuras estratégias de adaptação e mitigação das mudanças climáticas com foco na saúde.

Foco do Estudo

Com o auxílio de modelagem matemática, estudar a influência do clima quente extremo sobre os resultados de saúde, principalmente relacionados às doenças cardiovasculares.

Estudo

Este estudo combinou vários fatores-chave – mudanças climáticas, mudanças populacionais e cenários de adaptação – para dar uma imagem completa da carga de doenças na Austrália. Isso torna nosso estudo um dos primeiros do gênero globalmente

Dra. Jingwen Liu, autora principal do estudo e pesquisadora da Escola de Saúde Pública da Universidade de Adelaide

Resultados

Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.

Autores/Pesquisadores Citados

Professor da Escola de Saúde Pública da Universidade de Adelaide
Doutoranda na Escola de Saúde Pública da Universidade de Adelaide

Instituições Citadas

Publicação

Mais Informações

Leia também:

Rolar para cima