Leitura rápida

Cientistas publicam mapa dos cânions submarinos da Antártica com detalhes sem precedentes
23 de julho de 2025, 18:50

Fonte

Universidade de Barcelona

Publicação Original

Áreas

Ciência Ambiental, Geociências, Geografia, Modelagem Climática, Mudanças Climáticas, Oceanografia, Sensoriamento Remoto

Compartilhar

Resumo

Os cânions submarinos estão entre as formações geológicas mais espetaculares e fascinantes encontradas no fundo do oceano, mas, em nível internacional, os cientistas ainda precisam desvendar muitos segredos, especialmente daqueles localizados em regiões remotas da Terra, como os Polos Norte e Sul.

Recentemente, em um artigo publicado na revista científica Marine Geology, cientistas reuniram o catálogo mais detalhado até o momento de cânions submarinos antárticos, identificando um total de 332 redes de cânions que, em alguns casos, atingem profundidades superiores a 4.000 metros.

O catálogo, que identificou cinco vezes mais cânions do que estudos anteriores, foi produzido pelo Dr. David Amblas, cientista da Faculdade de Ciências da Terra da Universidade de Barcelona, na Espanha, e pelo Dr. Riccardo Arosio, pesquisador da University College Cork, na Irlanda.

O artigo mostra que os cânions submarinos antárticos podem ter um impacto mais significativo do que se pensava anteriormente na circulação oceânica, no afinamento da plataforma de gelo e nas mudanças climáticas globais, especialmente em áreas vulneráveis como o Mar de Amundsen e partes da Antártica Oriental.

Segundo os pesquisadores, os modelos atuais de circulação oceânica não reproduzem com precisão os processos físicos que ocorrem em escalas locais entre massas de água e topografias complexas como cânions.

“É por isso que devemos continuar a coletar dados batimétricos de alta resolução em áreas não mapeadas que certamente revelarão novos cânions, coletar dados observacionais tanto in situ quanto por meio de sensores remotos e continuar aprimorando nossos modelos climáticos para melhor representar esses processos e aumentar a confiabilidade das projeções sobre os impactos das mudanças climáticas”, concluíram os autores.

Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas. 

Autores/Pesquisadores Citados

Cientista da Faculdade de Ciências da Terra da Universidade de Barcelona
Pesquisador da University College Cork

Publicação

Mais Informações

Notícias relacionadas

Rolar para cima