
NASA GSFC via Wikimedia Commons
Imagem em cores reais do Delta do Rio Amazonas, adquirida pelo satélite Terra da NASA em maio de 2025
Atualizada em
7 de julho de 2025, 00:00
Fonte
Universidade de Southampton
Publicação Original
Áreas
Compartilhar
Resumo
Pesquisadores do Reino Unido e dos Países Baixos identificaram os dez principais fatores de mudança nos deltas em todo o mundo: mudanças climáticas, elevação do nível do mar, desmatamento, agricultura intensiva, urbanização, represas, subsidência de terras, extração de água subterrânea, defesas contra enchentes e mineração.
Os resultados podem ajudar líderes e comunidades afetadas a criar planos para se adaptar e proteger seu meio ambiente.
Foco do Estudo
Por que é importante?
Deltas são áreas baixas que se formam à medida que os rios despejam sua água e sedimentos em outro corpo d’água, como um oceano, lago ou outro rio.
Alguns dos maiores deltas do mundo, incluindo o Reno, o Mekong e o Nilo, estão ameaçados pelas mudanças climáticas, enfrentando a elevação do nível do mar e a frequência crescente de eventos extremos.
Estudo
Recentemente, uma nova pesquisa identificou as causas das mudanças que afetam os deltas de rios em todo o mundo, alertando para a necessidade urgente de combatê-las por meio da adaptação climática.
O estudo, publicado na revista científica Nature Climate Change, incluiu especialistas da Universidade de Southampton, Universidade de East Anglia e Universidade de Oxford, no Reino Unido; e do Instituto Deltares, Universidade Técnica de Delft (TU Delft), Universidade de Wageningen e Universidade de Utrecht, nos Países Baixos.
Com cerca de 500 milhões de pessoas vivendo atualmente dentro ou adjacentes a sistemas de deltas, este é um problema grave, afirmou o Dr. Robert Nicholls, professor da Universidade de Southampton e da Universidade de East Anglia, no Reino Unido, e coautor do estudo desenvolvido em conjunto com uma equipe internacional de cientistas.
Os deltas são os sistemas costeiros mais complexos do mundo e reconhecer esses múltiplos fatores e como eles operam em cada delta é fundamental para encontrar soluções
Resultados
Para abordar os impactos sobre os deltas, os cientistas desenvolveram uma nova estrutura que identificou os dez principais fatores de mudança nos deltas em todo o mundo: mudanças climáticas, elevação do nível do mar, desmatamento, agricultura intensiva, urbanização, represas, subsidência de terras, extração de água subterrânea, defesas contra enchentes e mineração.
O professor Robert Nicholls afirmou que as ações humanas locais frequentemente causam problemas ambientais perceptíveis rapidamente, dando aos cientistas a chance de agir rapidamente. E acrescentou: “Para resolver esses problemas, precisamos entender todo o sistema ambiental, não apenas partes isoladas”.
A nova estrutura desenvolvida pelo professor Nicholls e sua equipe conectará as ações humanas aos seus efeitos ao longo do tempo e ajudará líderes e comunidades a criar planos para se adaptar e proteger seu meio ambiente.
“Isso é importante porque problemas causados pelo homem, como o uso excessivo de recursos ou mudanças no solo, podem frequentemente ter um impacto mais rápido do que as próprias mudanças climáticas. Como esses impactos locais aparecem rapidamente, a ação local é fundamental para uma adaptação climática eficaz. Este guia também ajuda diferentes grupos a dialogarem melhor entre si, garantindo que as soluções sejam baseadas na ciência e justas”, concluiu o Dr. Robert Nicholls.
Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.
Autores/Pesquisadores Citados
Publicação
Acesse o resumo do artigo científico (em inglês).
Acesse a revista científica ature Climate Change (em inglês).
Mais Informações
Acesse a notícia original completa na página da Universidade de Southampton (em inglês).
Notícias relacionadas

Universidade de Oxford






