
NASA GSFC via Wikimedia Commons
Imagem em cores reais do Delta do Rio Amazonas, adquirida pelo satélite Terra da NASA em maio de 2025
Fonte
Universidade de Southampton
Publicação Original
Áreas
Resumo
Pesquisadores do Reino Unido e dos Países Baixos identificaram os dez principais fatores de mudança nos deltas em todo o mundo: mudanças climáticas, elevação do nível do mar, desmatamento, agricultura intensiva, urbanização, represas, subsidência de terras, extração de água subterrânea, defesas contra enchentes e mineração.
Os resultados podem ajudar líderes e comunidades afetadas a criar planos para se adaptar e proteger seu meio ambiente.
Foco do Estudo
Por que é importante?
Deltas são áreas baixas que se formam à medida que os rios despejam sua água e sedimentos em outro corpo d’água, como um oceano, lago ou outro rio.
Alguns dos maiores deltas do mundo, incluindo o Reno, o Mekong e o Nilo, estão ameaçados pelas mudanças climáticas, enfrentando a elevação do nível do mar e a frequência crescente de eventos extremos.
Estudo
Recentemente, uma nova pesquisa identificou as causas das mudanças que afetam os deltas de rios em todo o mundo, alertando para a necessidade urgente de combatê-las por meio da adaptação climática.
O estudo, publicado na revista científica Nature Climate Change, incluiu especialistas da Universidade de Southampton, Universidade de East Anglia e Universidade de Oxford, no Reino Unido; e do Instituto Deltares, Universidade Técnica de Delft (TU Delft), Universidade de Wageningen e Universidade de Utrecht, nos Países Baixos.
Com cerca de 500 milhões de pessoas vivendo atualmente dentro ou adjacentes a sistemas de deltas, este é um problema grave, afirmou o Dr. Robert Nicholls, professor da Universidade de Southampton e da Universidade de East Anglia, no Reino Unido, e coautor do estudo desenvolvido em conjunto com uma equipe internacional de cientistas.
Os deltas são os sistemas costeiros mais complexos do mundo e reconhecer esses múltiplos fatores e como eles operam em cada delta é fundamental para encontrar soluções
Resultados
Para abordar os impactos sobre os deltas, os cientistas desenvolveram uma nova estrutura que identificou os dez principais fatores de mudança nos deltas em todo o mundo: mudanças climáticas, elevação do nível do mar, desmatamento, agricultura intensiva, urbanização, represas, subsidência de terras, extração de água subterrânea, defesas contra enchentes e mineração.
O professor Robert Nicholls afirmou que as ações humanas locais frequentemente causam problemas ambientais perceptíveis rapidamente, dando aos cientistas a chance de agir rapidamente. E acrescentou: “Para resolver esses problemas, precisamos entender todo o sistema ambiental, não apenas partes isoladas”.
A nova estrutura desenvolvida pelo professor Nicholls e sua equipe conectará as ações humanas aos seus efeitos ao longo do tempo e ajudará líderes e comunidades a criar planos para se adaptar e proteger seu meio ambiente.
“Isso é importante porque problemas causados pelo homem, como o uso excessivo de recursos ou mudanças no solo, podem frequentemente ter um impacto mais rápido do que as próprias mudanças climáticas. Como esses impactos locais aparecem rapidamente, a ação local é fundamental para uma adaptação climática eficaz. Este guia também ajuda diferentes grupos a dialogarem melhor entre si, garantindo que as soluções sejam baseadas na ciência e justas”, concluiu o Dr. Robert Nicholls.
Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.
Autores/Pesquisadores Citados
Publicação
Acesse o resumo do artigo científico (em inglês).
Acesse a revista científica ature Climate Change (em inglês).
Mais Informações
Acesse a notícia original completa na página da Universidade de Southampton (em inglês).
Notícias relacionadas

Escola Politécnica Federal de Lausanne
Universidade Federal do Ceará
Escola Superior de Agricultura 'Luiz de Queiroz' da USP