Leitura rápida
Fonte
Publicação Original
Áreas
Compartilhar
Resumo
Em um artigo de discussão publicado na revista científica Science of The Total Environment, cientistas destacaram a necessidade de ações urgentes para vigilância e proteção à saúde de crianças expostas a agrotóxicos em áreas rurais de países com menor renda.
A equipe internacional de cientistas foi liderada pelo Dr. Rafael Buralli, professor do Departamento de Política, Gestão e Saúde da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP-USP).
Envolvendo cientistas dos EUA, México, Chile, Costa Rica, Austrália e Malásia, o artigo discute como as crianças são afetadas pelos agrotóxicos, incluindo exposições ambientais, para-ocupacionais e ocupacionais. Apesar de frequentes, essas exposições e seus riscos à saúde infantil são comumente ignoradas em avaliações clínicas, vigilância, regulação e políticas públicas, ressaltaram os autores.
“Nosso modelo agrícola baseado no uso intensivo de agrotóxicos expõe milhares de crianças que vivem em áreas rurais todos os dias a uma carga enorme de substâncias químicas perigosas à saúde. E isso ocorre tanto no agronegócio produzindo em larga escala, como também na agricultura familiar, onde os ambientes de trabalho e moradia se confundem, aumentando a exposição entre crianças, inclusive antes do nascimento”, disse o professor Rafael Buralli.
Esse ambiente é resultado de injustiças sociais e ambientais enraizadas, que afetam desproporcionalmente as crianças rurais em países de menor renda. O enfrentamento do problema exige “respostas coordenadas e sistêmicas que envolvam regulamentação mais rigorosa, vigilância e gestão em saúde aprimoradas, apoio a práticas agrícolas mais seguras e sustentáveis e a inclusão das comunidades rurais nos processos de tomada de decisão. A proteção de crianças contra a exposição prejudicial a pesticidas deve ser reconhecida como uma prioridade de saúde pública e uma questão de justiça social e ambiental”, defendem os autores.
Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.
Autores/Pesquisadores Citados
Instituições Citadas
Publicação
Acesse o resumo do artigo científico (em inglês).
Acesse a revista científica Science of The Total Environment (em inglês).
Mais Informações
Acesse a notícia original completa na página da Faculdade de Saúde Pública da USP.
Notícias relacionadas
Jornal da USP