Leitura rápida

A busca pela cura da cegueira
24 de setembro de 2025, 18:59

Fonte

Carly Murphy, Universidade da Califórnia em Irvine

Publicação Original

Áreas

Biologia, Engenharia Biológica, Genética, Microbiologia, Oftalmologia, Terapia Genética

Compartilhar

Resumo

O Dr. Krzysztof Palczewski, cientista da visão de renome mundial, lidera o Centro de Pesquisa Translacional da Visão da Universidade da Califórnia em Irvine (UC Irvine), nos EUA, com um objetivo antes considerado impossível: curar a cegueira.

Em seu novo laboratório localizado no Edifício de Inovação Médica da Fundação Falling Leaves na UC Irvine – um centro de 20.000 m2 preparado para descobertas científicas – o Dr. Palczewski e sua equipe trabalham para desenvolver terapias para condições como degeneração macular, retinopatia diabética, glaucoma e outras doenças hereditárias que causam cegueira – distúrbios que roubam a visão de milhões de pessoas a cada ano.

“O que me motiva é a oportunidade de transformar descobertas em laboratório em curas que transformam vidas”, disse o pesquisador.

Seu foco está em duas abordagens poderosas: terapia genética e imagem não invasiva. A terapia genética visa corrigir ou substituir o DNA defeituoso nas células da retina, interrompendo os danos na origem. O Dr. Krzysztof Palczewski explicou que as lições aprendidas nessa frente podem um dia se estender muito além dos olhos, revolucionando o tratamento de um amplo espectro de doenças genéticas.

A área de imagem de seu trabalho é igualmente revolucionária. Usando um oftalmoscópio de dois fótons personalizado, a equipe do Dr. Palczewski consegue observar células vivas da retina com detalhes extraordinários. “É como assistir ao desenvolvimento de uma doença em tempo real. Isso nos permite desenvolver terapias mais precisas e levá-las aos pacientes mais rapidamente”, destacou.

O Centro de Pesquisa Translacional da Visão é um dos 12 programas na fronteira do conhecimento  escolhidos para ancorar o novo prédio de inovação médica da UC Irvine. O projeto promove a colaboração, colocando cientistas, médicos e estagiários em estreita proximidade para que as ideias possam passar rapidamente do conceito à prática clínica.

O Dr. Krzysztof Palczewski, reconhecido internacionalmente por suas pesquisas sobre os mecanismos moleculares da visão, acredita que esse ambiente oferece uma vantagem crucial: “A ciência não acontece isoladamente. Unir pessoas – geneticistas, farmacologistas, clínicos – é como aceleramos as curas”.

Nos EUA, a perda de visão custa cerca de US$ 139 bilhões anualmente, e as opções de tratamento permanecem limitadas para muitos pacientes. Mas o Dr. Krzysztof Palczewski não se deixa abater. Na próxima década, ele e seus colegas cientistas buscarão a cura para formas hereditárias de cegueira, como a Doença de Stargardt, a Distrofia Cone-Bastonete e a Retinite Pigmentosa.

“A possibilidade de devolver a visão a alguém é um dos objetivos mais significativos que posso imaginar”, concluiu o cientista.

Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas. 

Autores/Pesquisadores Citados

Professor de Oftalmologia da Escola de Medicina da Universidade da Califórnia em Irvine

Mais Informações

Notícias relacionadas

Rolar para cima