Leitura rápida
Fonte
Publicação Original
Áreas
Compartilhar
Resumo
O projeto ‘Biotecnologia 4.0: Biofábrica de Plantas in vitro’, apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), tem o objetivo de produzir – com maior velocidade em relação aos métodos convencionais – mudas nativas da Amazônia de espécies de valor econômico, de alta qualidade e uniformes para os setores agroflorestal, medicinal e ornamental.
O projeto é coordenado pelo Dr. Daniel da Silva, fundador da startup Magnus Amazônia Biotecnologia Vegetal e pós-doutor em Ciências de Florestas Tropicais atuando no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa).
Os pesquisadores utilizam a micropropagação, um tipo de clonagem de plantas em escala industrial, para a produção de mudas geneticamente idênticas e livres de doenças em um período de tempo menor que os métodos tradicionais empregados.
“A micropropagação é uma técnica de multiplicação de plantas em escala industrial em ambiente controlado. Pequenos fragmentos de uma planta mãe são cultivados em condições assépticas e em meio de cultura enriquecido com nutrientes e hormônios, o que estimula a formação de novas plantas”, disse o Dr. Daniel da Silva.
A técnica de micropropagação empregada pelos pesquisadores tem como benefícios a uniformidade, pois todas as mudas produzidas são geneticamente idênticas à planta mãe; a geração de mudas livres de doenças e pragas, o que aumenta as chances de sobrevivência após o plantio; a produção de grande número de mudas em menor tempo, o que melhora os processos de reflorestamento e recuperação de áreas degradadas; e a multiplicação de espécies ameaçadas de extinção, o que favorece a conservação da biodiversidade.
Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.
Autores/Pesquisadores Citados
Instituições Citadas
Mais Informações
Acesse a notícia original completa na página da FAPEAM.
Leia também:
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)
Universidade de Utrecht