Leitura rápida

Estudo aponta baixa qualidade nutricional de alimentos com publicidade direcionada a crianças
29 de novembro de 2024, 13:14

Fonte

Departamento de Comunicação Institucional da Unifesp

Publicação Original

Áreas

Ciência e Tecnologia de Alimentos, Educação Alimentar, Indústria Alimentícia, Nutrição Materno Infantil, Obesidade, Qualidade dos Alimentos, Saúde da Criança

Compartilhar

Resumo

Em um estudo publicado na revista científica Food Research International e liderado pela Dra. Veridiana Vera de Rosso, professora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), pesquisadores analisaram a qualidade nutricional de alimentos e bebidas que utilizam estratégias de marketing direcionadas a crianças.

A equipe da Unifesp examinou 8.942 produtos disponíveis em supermercados brasileiros entre fevereiro de 2021 e setembro de 2023, identificando que 10% deles utilizavam algum tipo de marketing voltado para crianças.

Foram aplicadas metodologias como o Nutri-Score, que avalia a qualidade nutricional dos alimentos com base em um sistema de pontuação; a classificação NOVA, que categoriza alimentos de acordo com o grau de processamento, e o Perfil Nutricional da ANVISA (RDC 429/2020 – Lupa), que considera parâmetros como calorias, gorduras, açúcares e sódio.

O estudo revelou que mais de 54% dos produtos analisados apresentaram altos níveis de açúcar e gordura, evidenciando a preocupação com a saúde infantil em um contexto de crescente obesidade.

Além disso, 87% dos produtos analisados eram ultraprocessados, apresentando uma qualidade nutricional insatisfatória: a maioria dos alimentos avaliados continha altos níveis de açúcares, gorduras saturadas e sódio, enquanto apresentava baixos teores de proteínas e fibras.

Os autores enfatizam que a utilização de marketing direcionado a crianças em produtos de baixa qualidade nutricional é uma questão crítica que demanda atenção regulatória urgente.

O estudo reforçou a importância da formulação de políticas públicas e a regulação da indústria alimentícia e de peças publicitárias, ressaltando que “é fundamental estabelecer diretrizes que limitem o marketing de alimentos não saudáveis para crianças, garantindo que as opções disponíveis no mercado sejam mais nutritivas e seguras”.

Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas. 

Autores/Pesquisadores Citados

Professora de Ciência dos Alimentos da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Campus Baixada Santista

Publicação

Mais Informações

Leia também:

Rolar para cima