Leitura rápida

Anvisa adota medida para aumentar produção de etanol farmacêutico, antídoto para casos de intoxicação por metanol
6 de outubro de 2025, 18:42

Fonte

Anvisa

Publicação Original

Áreas

Assuntos Regulatórios, Bioquímica, Entrega de Medicamentos, Farmacologia, Indústria Farmacêutica, Toxicologia, Vigilância Sanitária

Compartilhar

Resumo

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou, no último dia 3 de outubro, a Resolução 994/2025, com procedimentos temporários e emergenciais para a fabricação de álcool etílico injetável, destinado ao tratamento de intoxicação por metanol.

Para regularizar o medicamento na Anvisa, a empresa fabricante deve estar localizada no Brasil e atender aos requisitos sanitários previstos.

Os medicamentos produzidos deverão seguir critérios técnicos de qualidade para uso humano e terão prazo de validade de até 120 dias.

O reforço na produção do etanol é uma das medidas da Anvisa para enfrentar os casos de intoxicação por metanol.

Acesse a Resolução 994/2025 na íntegra.

Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas. 

Mais Informações

Notícias relacionadas

Rolar para cima