
Fonte
Marcos Neves Jr., Agecom/UFRN
Publicação Original
Áreas
Compartilhar
Resumo
Pesquisadoras do Laboratório de Biologia Molecular e Genômica da UFRN identificaram vírus presentes nas águas residuais da cidade de Natal/RN.
Os dados obtidos ajudam a compreender a dinâmica desses microrganismos e podem auxiliar no desenvolvimento de políticas voltadas à saúde pública.
Foco do Estudo
Estudo
Pesquisadoras do Laboratório de Biologia Molecular e Genômica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) examinaram amostras de três das principais estações de esgoto de Natal (Baldo, Beira-Rio e Ponta Negra) ao longo de um ano, entre junho de 2021 e maio de 2022.
O estudo longitudinal contou com coletas semanais, que foram submetidas a sequenciamento de DNA e RNA, o que possibilitou o mapeamento de vírus circulantes e suas variações durante o período.
A pesquisa fez parte do doutorado de Julia Firme Freitas, defendido recentemente no Programa de Doutorado em Biotecnologia da Rede Nordeste de Biotecnologia (Renorbio).
O estudo considera a ‘epidemiologia baseada em águas residuais’ (WBE – wastewater based epidemiology), que analisa indicadores biológicos ou químicos em esgotos para monitorar a saúde da comunidade.
A WBE é uma ferramenta amplamente usada para estimar padrões de consumo de drogas ilícitas e, mais recentemente, rastreou a prevalência de SARS-CoV-2 durante a pandemia de covid-19. A WBE oferece dados quase em tempo real, permitindo uma rápida adaptação de estratégias de saúde pública.
“… quando comparadas as vigilâncias genômica e epidemiológica, a última é mais rápida e avalia várias pessoas ao mesmo tempo, tornando-se mais barata. Por isso, nós realizamos uma vigilância epidemiológica, a partir das amostras de esgoto, e conseguimos avaliar toda a população (sintomática e assintomática)”, explicou a Dra. Júlia Firme Freitas.
O estudo foi publicado na revista científica Environmental Pollution.
Apontamos biomarcadores que podem ser usados para monitoramento e prevenção de surtos de doenças. As descobertas podem auxiliar na criação de estratégias mais eficazes para o controle de infecções e proteção da população contra ameaças emergentes
Resultados
A Dra. Lucymara Fassarella, professora do Departamento de Biologia Celular e Genética da UFRN, destacou o caráter inovador do estudo e explicou que a análise de redes de co-ocorrência viral permitiu identificar possíveis biomarcadores, como o Volepox virus, que geralmente acomete ratos, e o Anatid herpesvirus 1, ligado à enterite viral dos patos.
“Estes biomarcadores podem ser extremamente úteis para futuras investigações epidemiológicas e para a vigilância de saúde pública. Além disso, encontramos que membros da família Coronaviridae apresentaram alta centralidade nas redes de co-ocorrência, conectando-se até mesmo com vírus não classificados. Isso indica que esses vírus podem ter um papel central nas dinâmicas virais presentes no esgoto”, disse a professora Lucymara.
Nosso trabalho acrescenta uma nova dimensão a esse campo ao destacar a diversidade e a complexidade da comunidade viral em esgotos urbanos, além de enfatizar a importância de entender o papel dos vírus não classificados. Esses vírus, que ainda não foram completamente estudados, podem ter implicações significativas para a saúde pública e precisam ser investigados mais a fundo
Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.
Autores/Pesquisadores Citados
Instituições Citadas
Publicação
Acesse o resumo do artigo científico (em inglês).
Acesse a revista científica Environmental Pollution (em inglês).
Mais Informações
Acesse a notícia completa na página da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Notícias relacionadas

Instituto de Tecnologia de Massachusetts

Universidade Cornell
Universidade da Califórnia em San Francisco
Universidade de Roma Sapienza