Leitura rápida

Nova ferramenta de Inteligência Artificial ajuda médicos a informar pacientes sobre resultados de exames
13 de janeiro de 2025, 11:58

Fonte

Hanae Armitage, Escola de Medicina de Stanford

Publicação Original

Áreas

Ciência de Dados, Computação, Engenharia Biomédica, Medicina, Patologia

Compartilhar

Resumo

Médicos da Escola de Medicina da Universidade Stanford, nos EUA, estão testando uma nova ferramenta de inteligência artificial (IA) para auxiliá-los no envio de mensagens aos pacientes sobre os resultados de exames.

A tecnologia elabora uma interpretação dos resultados de testes clínicos e exames laboratoriais e constrói uma mensagem usando linguagem simples, que o médico então analisa e aprova.

A tecnologia se soma a um número crescente de ferramentas baseadas em IA preparadas para ajudar médicos a gastar menos tempo em tarefas administrativas.

“A inteligência artificial tem uma promessa tremenda de melhorar a experiência de pacientes e clínicos no ambiente de assistência médica — e esta ferramenta é uma das muitas maneiras pelas quais estamos usando esse potencial”, destacou o Dr. David Entwistle, presidente e CEO da Stanford Health Care. “Na Stanford Medicine, temos orgulho de estar na vanguarda da implementação de IA responsável em cuidados clínicos, com foco em avançar e capacitar uma saúde melhor para todos.”

A ferramenta, construída internamente, aproveita a IA Claude 3.5 Sonnet LLM da Anthropic por meio do Amazon Bedrock, um serviço da Amazon Web Services para construir, implantar e dimensionar aplicativos de IA generativos.

Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas. 

Autores/Pesquisadores Citados

Presidente e CEO da Stanford Health Care

Mais Informações

Leia também:

Rolar para cima