Leitura rápida

Projeto investiga se consumo da fruta juçara pode ajudar na recuperação muscular após exercícios físicos
31 de outubro de 2024, 16:56

Fonte

Assessoria de Comunicação da Pró-Reitoria de Inovação e Empreendedorismo da UFSM

Publicação Original

Áreas

Biomecânica, Educação Física, Nutrição Esportiva, Nutrição Funcional

Compartilhar

Resumo

Pesquisadores da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) vão investigar se o consumo da fruta juçara pode acelerar a recuperação muscular após exercícios físicos.

Estudos preliminares indicam que frutos da Amazônia e da Mata Atlântica possuem substâncias que podem beneficiar a recuperação muscular, especialmente em danos microestruturais provocados por atividade física intensa.

“Estamos trabalhando com o fruto juçara, que tem mais antocianinas do que o açaí, e queremos verificar se isso pode acarretar melhorias na recuperação muscular”, afirmou o Dr. Fábio Juner Lanferdini, coordenador da pesquisa e professor do Centro de Educação Física e Desportos da UFSM.

A pesquisa está em fase inicial de coleta de dados, que deve ser concluída até dezembro de 2024. O estudo é caracterizado como cego, onde tanto participantes quanto pesquisadores desconhecem as intervenções aplicadas.

Além dos potenciais benefícios diretos para atletas e praticantes de atividades físicas, o projeto promete formar profissionais qualificados nas áreas de biomecânica e nutrição. “Acredito que este projeto vai disponibilizar à sociedade bons profissionais que atuarão tanto na academia quanto em empresas”, afirmou o pesquisador.

Os resultados preliminares devem ser divulgados em março de 2025.

O sucesso do projeto poderá consolidar o consumo da juçara como um aliado na nutrição esportiva e saúde muscular.

Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas. 

Autores/Pesquisadores Citados

Professor do Centro de Educação Física e Desportos da UFSM

Mais Informações

Leia também:

Rolar para cima