Com publicação científica

sasirin pamai via Shutterstock
Por Redação SciAdvances
Fonte
Áreas
Compartilhar
Embora os tratamentos medicamentosos para a queda de cabelo sejam comprovadamente eficazes, ainda existe a preocupação com os efeitos colaterais do uso prolongado.
Como alternativa, a fototerapia para queda de cabelo, também conhecida como LEDterapia capilar, utiliza principalmente a luz vermelha de baixa intensidade para estimular o couro cabeludo, melhorar a circulação, reduzir inflamações e promover o crescimento de fios mais grossos e saudáveis.
Mas o desafio das terapias com LED ainda tem sido fornecer irradiação de luz uniforme em todo o couro cabeludo, usando dispositivos que sejam mais confortáveis. Uma das apostas para solucionar estes problemas é o uso de LEDs orgânicos (OLEDs).
Pesquisadores do Instituto Avançado de Ciência e Tecnologia da Coreia (KAIST), na Coreia do Sul, e da Universidade da Cidade de Hong Kong, desenvolveram um dispositivo de fototerapia vestível com tecnologia OLED personalizada para tratamento não invasivo da queda de cabelo.
O dispositivo pode suprimir o envelhecimento das células do folículo capilar em até 92%, um fator chave na progressão da queda de cabelo.
Na nova tecnologia, os pesquisadores usaram OLEDs que emitem luz na faixa de infravermelho próximo uniformemente sobre uma ampla superfície. Para adaptar os OLEDs aos contornos do couro cabeludo, eles foram integrados em um material macio, semelhante a um tecido, que pode ser usado como um gorro na cabeça.
Além da criação do dispositivo vestível com os OLEDs, o Dr. Eun Hae Cho, pesquisador do KAIST e primeiro autor do estudo, destacou como principal avanço a demonstração de que comprimentos de onda de luz precisamente projetados podem suprimir eficazmente o envelhecimento das células do folículo capilar.
O estudo foi publicado na revista científica Nature Communications.
Os pesquisadores fabricaram OLEDs personalizados que emitem seletivamente luz infravermelha próxima na faixa de 730 a 740 nanômetros, ideal para ativar as células da papila dérmica — células da base dos folículos capilares que regulam o crescimento do cabelo.
A eficácia da tecnologia foi validada por meio de experimentos me laboratório com células da papila dérmica humana. A análise do envelhecimento celular mostrou que a irradiação com OLEDs no infravermelho próximo suprimiu o envelhecimento celular em aproximadamente 92% em comparação com o grupo controle, superando as condições convencionais de irradiação com luz vermelha.
Agora, os pesquisadores pretendem verificar a segurança e a eficácia por meio de estudos pré-clínicos e avaliar o potencial para aplicações terapêuticas reais.
Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.
Autores/Pesquisadores Citados
Publicação
Acesse o resumo do artigo científico (em inglês).



