Com publicação científica

Vitamina D
Deficiência grave de vitamina D pode aumentar risco de internação por infecção respiratória
Estudo no Reino Unido analisou dados de mais de 36 mil pessoas

Jane Vershinin via Shutterstock

Por Redação SciAdvances

28 de janeiro de 2026, 11:06

Fonte

Áreas

Ciência e Tecnologia de Alimentos, Educação Alimentar, Epidemiologia, Nutrição Clínica, Nutrição Funcional, Pneumologia, Suplementos

Compartilhar

Vitamina D

A Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) e a Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML) apontam que um nível saudável de vitamina D deve ser superior a 20 ng/mL, com nível entre 30 e 60 ng/mL sendo recomendado para grupos de risco, como idosos e gestantes.

Valores entre 10 e 20 ng/mL são considerados deficientes, enquanto valores abaixo de 10 ng/mL já indicam deficiência grave de vitamina D.

Entre os alimentos ricos em vitamina D estão os peixes – como salmão, sardinha, atum e truta -, gema de ovo, cogumelos e alimentos fortificados, como leite, iogurte, queijos e sucos.

Avanço: associação entre deficiência de vitamina D e risco de infecções respiratórias

Recentemente, um estudo liderado por cientistas da Universidade de Surrey, Universidade de Reading e da Universidade de Oxford, no Reino Unido, concluiu que a deficiência grave de vitamina D pode aumentar as hospitalizações por infecções do trato respiratório, como bronquite e pneumonia.

Os cientistas analisaram dados do UK Biobank de mais de 36 mil pessoas para validar a associação entre o nível de vitamina D e as hospitalizações por infecções respiratórias.

O estudo foi publicado na revista científica The American Journal of Clinical Nutrition.

Resultados
Rolar para cima