Leitura rápida

Alexandra Harashchenko via Shutterstock
Por Redação SciAdvances
Fonte
Áreas
Compartilhar
O herpes-zóster – popularmente conhecido como cobreiro é uma infecção causada pelo vírus varicela-zóster (VVZ), o mesmo responsável pela catapora. Após a infecção inicial, o vírus permanece em estado de latência no organismo, ou seja, sem nenhuma manifestação aparente. Porém, o vírus pode ser reativado a qualquer momento, quando então a doença se manifesta na forma de erupções cutâneas que podem causar dores intensas.
Vacina contra o herpes-zótser no SUS?
No Brasil, atualmente a única vacina disponível contra o herpes zoster é fabricada pela farmacêutica GlaxoSmithKline (GSK Brasil) e está disponível apenas em clínicas privadas de vacinação e algumas farmácias.
Recentemente, a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec) analisou, a pedido do Ministério da Saúde, a possibilidade de disponibilizar a vacina contra o herpes zoster no SUS.
Após análise considerando critérios técnicos como segurança, eficácia, disponibilidade do produto e custo-benefício, a Conitec não aprovou o oferecimento da vacina pelo SUS devido ao preço elevado e à quantidade insuficiente de doses que poderiam ser disponibilizadas pela GSK para atender todo o país.
Por outro lado, o Ministério da Saúde destacou que continua trabalhando para viabilizar a inclusão do imunizante no SUS e segue em negociação com potenciais produtores para viabilizar a vacina em escala suficiente e com custos adequados para o sistema público de saúde.
Instituições Citadas
Outros avanços

Instituto de Tecnologia de Massachusetts


