Notícia com publicação científica
Pressão arterial elevada durante a gravidez aumenta o risco de complicações
Pesquisadores usaram o método de randomização mendeliana para analisar dados de mais de 700.000 gestantes

Svitlana Hulko via Shutterstock

17 de janeiro de 2026, 14:48

Fonte

Universidade de Bristol

Publicação Original

Áreas

Atenção Primária, Cardiologia, Epidemiologia, Genética, Medicina, Obstetrícia, Saúde da Criança, Saúde da Mulher

Compartilhar

Resumo

Usando randomização mendeliana, pesquisadores usaram dados de mais de 700.000 gestantes para analisar a relação causal entre a pressão arterial materna e 24 desfechos adversos da gravidez.

No estudo, os pesquisadores puderam confirmar que a pressão arterial materna elevada aumenta o risco de diversas complicações maternas e fetais durante a gravidez.

Os pesquisadores destacaram que as descobertas do estudo devem orientar políticas direcionadas à melhoria da saúde materno-infantil, apesar de mais estudos serem necessários para avaliar populações diversas.

Foco do Estudo

Analisar dados de estudos clínicos para identificar uma relação causal entre pressão arterial elevada e complicações que podem ocorrer na gravidez.

Por que é importante?

Estudo

Com o aumento da obesidade e da idade materna avançada, o número de mulheres em idade reprodutiva com pressão alta também está crescendo. A hipertensão é um problema médico comum na gravidez, afetando aproximadamente 1 em cada 10 gestantes

Dra. Maria Magnus, pesquisadora sênior do Centro de Fertilidade e Saúde do Instituto Norueguês de Saúde Pública

Resultados

Nossos resultados sugerem que a pressão arterial materna elevada aumenta o risco de múltiplos desfechos adversos na gravidez, incluindo parto prematuro, nascimento de bebês menores do que o esperado, necessidade de indução do parto, diabetes gestacional e internação do bebê em uma unidade de terapia intensiva neonatal

Dra. Fernanda Morales-Berstein, pesquisadora da Universidade de Bristol

Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.

Autores/Pesquisadores Citados

Professora de Epidemiologia da Universidade de Bristol
Professora de Epidemiologia Etiológica na Universidade de Bristol
Pesquisadora sênior do Centro de Fertilidade e Saúde do Instituto Norueguês de Saúde
Pesquisadora da Universidade de Bristol

Publicação

Mais Informações

Notícias relacionadas

E-books gratuitos

Rolar para cima