Leitura rápida
Fonte
Publicação Original
Áreas
Compartilhar
Resumo
Pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e da Microsoft estão usando Inteligência Artificial (IA) para projetar sensores moleculares para detecção precoce de cânceres.
Os pesquisadores desenvolveram um modelo de aprendizado profundo para projetar peptídeos que são alvos de enzimas chamadas proteases, que são hiperativas em células cancerígenas.
A ideia dos pesquisadores é revestir nanopartículas com peptídeos que possam ser clivados (quebrados) por uma protease específica. Essas partículas poderiam então ser ingeridas ou inaladas. Ao percorrerem o corpo, caso encontrassem alguma protease associada ao câncer, os peptídeos presentes nas nanopartículas seriam clivados.
Então, esses peptídeos seriam excretados na urina, onde poderiam ser detectados por meio de uma tira de papel semelhante a um teste de gravidez. A medição desses sinais revelaria a hiperatividade das proteases em regiões profundas do organismo.
Dependendo das proteases detectadas, os médicos poderiam diagnosticar o tipo específico de câncer. Esses sinais poderiam ser detectados por meio de um simples exame de urina, que poderia até mesmo ser feito em casa.
“Temos avançado na ideia de que, se for possível criar um sensor a partir dessas proteases e multiplexá-las, poderemos encontrar indicadores de onde essas proteases estavam ativas em doenças. E como a clivagem do peptídeo é um processo enzimático, ele pode realmente amplificar um sinal”, destacou a Dra. Sangeeta Bhatia, professora de Ciências e Tecnologia da Saúde e de Engenharia Elétrica e Ciência da Computação no MIT.
Os pesquisadores usaram essa abordagem para demonstrar biossensores de diagnóstico para câncer de pulmão, ovário e cólon.
Os resultados do estudo até aqui foram publicados na revista científica Nature Communications.
Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.
Autores/Pesquisadores Citados
Instituições Citadas
Publicação
Acesse o artigo científico completo (em inglês).
Acesse a revista científica Nature Communications (em inglês).
Mais Informações
Acesse a notícia original completa na página do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (em inglês).
Notícias relacionadas

Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação
Universidade Federal de São Carlos

