Leitura rápida

Pesquisadores descobrem uma potencial maneira de rejuvenescer o sistema imunológico
23 de dezembro de 2025, 19:10

Fonte

Anne Trafton, MIT News

Publicação Original

Áreas

Biologia, Engenharia Biológica, Imunologia, Imunoterapia, Microbiologia

Compartilhar

Resumo

Pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e do Instituto Broad, nos EUA, descobriram uma maneira de reprogramar temporariamente células no fígado para melhorar a função das células T. Essa reprogramação pode compensar o declínio do timo relacionado à idade, onde normalmente ocorre a maturação das células T.

Usando mRNA para fornecer três fatores-chave que geralmente promovem a sobrevivência das células T, os pesquisadores conseguiram rejuvenescer o sistema imunológico de camundongos. Os animais idosos que receberam o tratamento apresentaram populações de células T muito maiores e mais diversas em resposta à vacinação, e também responderam melhor aos tratamentos de imunoterapia contra o câncer.

Se desenvolvido para uso em pacientes, esse tipo de tratamento poderia ajudar as pessoas a terem vidas mais saudáveis ​​à medida que envelhecem, afirmaram os pesquisadores.

“Se conseguirmos restaurar algo essencial como o sistema imunológico, esperamos poder ajudar as pessoas a permanecerem livres de doenças por um período mais longo de suas vidas”, disse o Dr. Feng Zhang, professor de Neurociências no MIT.

O estudo foi publicado na revista científica Nature.

Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas. 

Autores/Pesquisadores Citados

Professor de Neurociências no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT)

Publicação

Mais Informações

Notícias relacionadas

Rolar para cima