Leitura rápida

Bionabio é o primeiro biorrepositório da biodiversidade do Brasil

Fonte

Agência FAPESP

Publicação Original

Áreas

Bacteriologia, Imunologia, Medicina Veterinária, Microbiologia, Saúde Ambiental, Virologia, Zoologia

Compartilhar

Resumo

O surgimento de novas doenças, em especial de origem zoonótica, é um desafio crescente para a saúde pública global e o Brasil se destaca por ter biomas tão diversos como a Amazônia, a Mata Atlântica e o Cerrado.

Nesse contexto, foi lançado recentemente o Biorrepositório Nacional da Biodiversidade (Bionabio), iniciativa inédita no Brasil que tem o objetivo de aprimorar a vigilância de patógenos em animais silvestres.

O projeto, apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e coordenado pelo Dr. Ricardo Dias, professor da Universidade de São Paulo (USP), foi desenvolvido em parceria com o Instituto Todos pela Saúde (ITpS).

O Bionabio busca fortalecer e estimular ações que mitiguem o risco de transbordamento de patógenos emergentes da fauna para humanos, além daqueles que ameacem a biodiversidade.

O biorrepositório também fomenta pesquisas que consideram a integração entre saúde humana, animal e ambiental, observando a abordagem ‘Uma Só Saúde’ (One Health). Mapear a diversidade de microrganismos na fauna brasileira e seus impactos para os seres humanos é fundamental para prevenir e prever surtos de doenças.

Diferentemente de um repositório de amostras animais centralizado, o Bionabio funciona como uma rede virtual colaborativa. As amostras – provenientes de animais vivos, debilitados, capturados ou mesmo mortos – permanecem em seus locais de origem, como centros de triagem, coleções científicas e serviços de atendimento a animais selvagens, mas passam a integrar também uma base de dados unificada, seguindo regras de custódia e governança.

O objetivo é que a plataforma se torne uma biblioteca de dados de diversas espécies animais, de modo a ampliar a cooperação científica e facilitar a investigação biológica, favorecendo a identificação precoce de riscos epidemiológicos.

Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas. 

Autores/Pesquisadores Citados

Professor da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (USP)

Mais Informações

Notícias relacionadas

Rolar para cima