Leitura rápida
Fonte
Publicação Original
Áreas
Compartilhar
Resumo
O projeto ‘Órteses inteligentes para reabilitação pós-AVC via manufatura digital no SUS’ foi um dos vencedores, na categoria Relato de Experiência/Startups, do Prêmio Inovação em Engenharia Biomédica para o SUS, promovido pela Sociedade Brasileira de Engenharia Biomédica (SBEB) e pela empresa Boston Scientific.
O trabalho foi idealizado no âmbito do Programa Profissional de Pós-Graduação em Inovação Tecnológica da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) por Thabata Ganga, engenheira biomédica e atualmente doutoranda no Laboratório de Órteses e Próteses 3D do Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) da Unifesp, coordenado pela professora Maria Elizete Kunkel.
“Escolhi dedicar minha vida à ciência, à tecnologia e à inovação, mas sempre com um propósito muito claro: transformar a vida das pessoas. Receber esse reconhecimento me mostra que estou no caminho certo e que todo esforço valeu a pena”, relatou Thabata.
Segundo a pesquisadora, pessoas que tiveram AVC têm grande dificuldade de acessar órteses personalizadas no Brasil, especialmente na rede pública. “Assim, o projeto busca justamente resolver essa lacuna: criar um caminho viável, dentro do SUS, para que essas pessoas tenham acesso a órteses personalizadas, produzidas com tecnologia nacional, a partir de processos digitais e da articulação direta entre universidade, serviços de saúde e de uma startup de base tecnológica, a Limbse, que nasceu desse percurso para transformar conhecimento científico em solução aplicada”, explicou.
O prêmio visa reconhecer e trabalhos técnico-científicos na área da Engenharia Biomédica, com temática relacionada a soluções para o sistema público de saúde, propondo soluções práticas para os problemas enfrentados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
A premiação é dividida em duas categorias – acadêmica e startups – e reúne desde trabalhos de conclusão de curso até modelos de negócio voltados à aplicação direta no sistema público. Neste ano, 73 projetos foram inscritos.
Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.
Autores/Pesquisadores Citados
Mais Informações
Acesse a notícia original completa na página da Universidade Federal de São Paulo.
Notícias relacionadas

Escola Politécnica Federal de Lausanne
Universidade Federal de Uberlândia

