
Leonardo M. Lustosa via Wikimedia Commons
Trypanosoma cruzi
Fonte
Ligia Gabrielli, Unifesp
Publicação Original
Áreas
Resumo
Tendo em mente a prevenção de casos de morte súbita em pacientes com doença de Chagas, pesquisadores realizaram um estudo clínico controlado com a finalidade de comparar a efetividade de um cardioversor desfibrilador implantável com o tratamento com amiodarona em pacientes com a doença.
Depois de analisar os dados do estudo clínico com duração de 7 anos, os pesquisadores mostraram a efetividade e a importância do uso do dispositivo eletromédico na prevenção de casos de morte súbita em pacientes com doença de Chagas.
Foco do Estudo
Por que é importante?
A doença de Chagas, causada pelo parasita Trypanosoma cruzi, é considerada um problema de saúde pública na América Latina: afeta cerca de 6 a 7 milhões de pessoas, sendo aproximadamente 2 a 3 milhões de casos no Brasil.
A enfermidade, que compromete igualmente homens e mulheres, é uma das principais causas de morte súbita por arritmias cardíacas na região, com estimativa de 10 mil óbitos anuais.
Em meio a esse cenário, um estudo inovador, recentemente publicado na revista científica Jama Cardiology, trouxe novas perspectivas para a prevenção desse tipo de desfecho em pacientes com doença de Chagas.
Estudo
Um estudo clínico controlado pioneiro comparou o impacto do Cardioversor Desfibrilador Implantável (CDI) com o uso de amiodarona na prevenção da morte súbita em casos de doença de Chagas. A amiodarona é uma medicação frequentemente utilizada para controlar arritmias em pacientes com doença de Chagas.
O estudo foi liderado pelo Dr. Martino Martinelli-Filho, diretor de Unidade Clínica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (Incor-HCFMUSP), com a participação de pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia (IDPC), da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP-USP), da Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres e da empresa Oxon Epidemiologia, na Espanha.
O estudo clínico aberto e randomizado CHAGASICS incluiu pacientes de 13 centros no Brasil, entre os anos de 2014 e 2021. Pacientes com achados sorológicos positivos para doença de Chagas, um escore de risco de Rassi de pelo menos 10 pontos (risco intermediário a alto) e pelo menos 1 episódio de taquicardia ventricular não sustentada foram elegíveis para participar.
Os pacientes foram randomizados na proporção 1:1 para receber o CDI ou o tratamento com amiodarona.
Esse estudo é um divisor de águas ao demonstrar que, apesar de não ter reduzido a mortalidade geral, o CDI foi eficaz na diminuição da morte súbita e das hospitalizações por insuficiência cardíaca
Resultados
O CDI mostrou-se mais eficaz do que a amiodarona. O estudo revelou que o desfibrilador implantável, ao identificar e corrigir arritmias graves automaticamente, pode salvar vidas ao evitar paradas cardíacas inesperadas.
Com essa tecnologia, os(as) pacientes também apresentaram menor necessidade de internações por complicações cardíacas.
Os resultados da pesquisa reforçam a necessidade de investir em novas tecnologias e terapias eficazes para melhorar a qualidade de vida dos(as) pacientes e reduzir a mortalidade associada.
Segundo o Dr. Angelo Amato de Paola, professor titular da disciplina de Cardiologia da Escola Paulista de Medicina (EPM/Unifesp – Campus São Paulo), os resultados abrem caminho para novas abordagens terapêuticas e reforçam a importância de estudos clínicos bem conduzidos.
A pesquisa aponta para a necessidade de expandir o acesso à tecnologia do CDI na rede pública de saúde, oferecendo uma opção mais eficaz e segura para pacientes com doença de Chagas, além de estabelecer uma base sólida para futuros estudos e incentivar a continuidade das pesquisas sobre a doença de Chagas.
A implementação do Cardioversor Desfibrilador Implantável em maior escala pode representar uma mudança significativa na redução de mortes evitáveis e na melhoria dos cuidados cardíacos.
É fundamental continuar investindo em pesquisa para que possamos oferecer aos(às) pacientes o melhor tratamento disponível e, assim, promover mais saúde e qualidade de vida para aqueles(as) acometidos(as) por essa doença negligenciada
Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.
Autores/Pesquisadores Citados
Instituições Citadas
Publicação
Acesse o artigo científico completo (em inglês).
Acesse a revista científica JAMA Cardiology (em inglês).
Mais Informações
Acesse a notícia original completa na página da Universidade Federal de São Paulo
Leia também:
Em Mato Grosso, pesquisadores analisam casos de malária em 10 anos e identificam áreas de alto risco
Universidade Federal de Mato Grosso