
PeopleImages via Shutterstock
Fonte
Anne Trafton, MIT News
Publicação Original
Áreas
Compartilhar
Resumo
Pesquisadores conseguiram recentemente sintetizar um composto fúngico isolado há mais de 50 anos – a verticilina A – que potencialmente pode ter atividade anticancerígena.
Em testes com células cancerígenas humanas, um derivado da verticilina A mostrou ser promissor contra vários tipos de glioma difuso da linha média (DMG), um tumor cerebral infantil raro com poucas opções de tratamento.
Agora, os pesquisadores estão trabalhando na validação do mecanismo de ação de derivados da verticilina e pretendem iniciar em breve testes dos compostos em modelos animais do DMG.
Foco do Estudo
Estudo
Em testes com células cancerígenas humanas, um derivado do composto fúngico ‘verticilina A’ mostrou ser promissor contra um tipo de câncer cerebral pediátrico.
O estudo, publicado na revista científica Journal of the American Chemical Society (JACS), foi liderado pelo Dr. Mohammad Movassaghi, professor de Química do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), e pelo Dr. Jun Qi, professor de Medicina no Instituto de Câncer Dana-Farber e na Escola Médica de Harvard, nos EUA.
Cientistas relataram pela primeira vez o isolamento da ‘verticilina A’ a partir de fungos, que a utilizam para proteção contra patógenos, em 1970. A verticilina A e compostos fúngicos relacionados despertaram interesse por sua potencial atividade anticancerígena e antimicrobiana, mas sua complexidade dificultou sua síntese até agora.
Com a nova tecnologia, a síntese da verticilina A começa com um derivado de aminoácido conhecido como beta-hidroxitriptofano e, em seguida, passo a passo, os pesquisadores adicionam uma variedade de grupos funcionais químicos, incluindo álcoois, cetonas e amidas, de forma a garantir a estereoquímica correta.
A síntese completa realizada agora requer 16 etapas, desde o beta-hidroxitriptofano até a verticilina A.
Agora temos a tecnologia que nos permite não apenas acessar [a verticilina A] pela primeira vez, mais de 50 anos após seu isolamento, mas também produzir diversas variantes, o que possibilita estudos mais detalhados
Resultados
Após concluírem com sucesso a síntese, os pesquisadores também conseguiram ajustá-la para gerar derivados da verticilina A. Em seguida, pesquisadores do Instituto Dana-Farber testaram esses compostos contra vários tipos de glioma difuso da linha média (DMG), um tumor cerebral infantil raro com poucas opções de tratamento.
Os pesquisadores descobriram que as linhagens celulares de DMG mais suscetíveis a esses compostos eram aquelas com altos níveis de uma proteína chamada EZHIP. Essa proteína, que desempenha um papel na metilação do DNA, já havia sido identificada como um potencial alvo terapêutico para o DMG.
Os derivados da verticilina parecem interagir com a EZHIP de uma forma que aumenta a metilação do DNA, o que induz as células cancerígenas à morte celular programada.
Atualmente, os pesquisadores estão trabalhando na validação do mecanismo de ação dos derivados da verticilina e pretendem iniciar testes dos compostos em modelos animais de câncer cerebral pediátrico.
Os compostos naturais têm sido recursos valiosos para a descoberta de medicamentos, e avaliaremos completamente o potencial terapêutico dessas moléculas integrando nossa experiência em química, biologia química, biologia do câncer e atendimento ao paciente. Também analisamos o perfil de nossas moléculas líderes em mais de 800 linhagens de células cancerígenas e poderemos compreender suas funções de forma mais abrangente em outros tipos de câncer
Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.
Autores/Pesquisadores Citados
Publicação
Acesse o resumo do artigo científico (em inglês).
Acesse a revista científica Journal of the American Chemical Society (em inglês).
Mais Informações
Acesse a notícia original completa na página do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (em inglês).
Notícias relacionadas
Universidade de Alberta







