Notícia com publicação científica
Tuberculose latente: teste rápido no local de atendimento pode melhorar triagem
Estudo transversal com 345 participantes mostrou o bom desempenho do teste rápido, que pode ser usado em regiões com infraestrutura limitada

PeopleImages via Shutterstock

28 de novembro de 2025, 07:25

Fonte

Felicia Lindberg, Instituto Karolinska

Publicação Original

Áreas

Análises Clínicas, Biomedicina, Bioquímica, Biotecnologia, Epidemiologia, Estudo Clínico, Microbiologia, Pneumologia

Compartilhar

Resumo

Em um estudo transversal que incluiu 345 participantes adultos em Hanói, no Vietnã, pesquisadores analisaram o desempenho de um teste rápido para a identificação da tuberculose latente – que ainda não apresenta sintomas – em comparação com o teste de referência.

O teste TB-Feron, mais simples e rápido, apresentou bom desempenho em relação ao padrão de referência QuantiFERON TB Gold Plus (QFT-Plus), que exige infraestrutura laboratorial mais complexa.

O teste rápido apresentou alta sensibilidade, mas especificidade moderada. De qualquer modo, os pesquisadores ficaram animados com os resultados, especialmente para aplicação em áreas remotas ou com poucos recursos.

Foco do Estudo

Comparar o desempenho de um teste rápido com o teste laboratorial de referência na identificação da turberculose latente.

Por que é importante?

Estudo

Este teste pode ajudar mais pessoas com tuberculose latente a serem detectadas e a receberem tratamento preventivo, especialmente em áreas rurais de países com recursos limitados

Dra. Lina Davies Forsman, pesquisadora do Instituto Karolinska e autora sênior do estudo

Resultados

É promissor que o TB-Feron funcione tão bem em um ambiente com alta carga da doença. O teste é fácil de usar e prático para o paciente, com resultados rápidos no mesmo dia, o que o torna útil na atenção primária

Han Thi Nguyen, pneumologista doutoranda no Instituto Karolinska e primeira autora do estudo

Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.

Autores/Pesquisadores Citados

Pesquisadora do Instituto Karolinska e autora sênior do estudo
Pneumologista doutoranda no Instituto Karolinska

Instituições Citadas

Publicação

Mais Informações

Notícias relacionadas

Rolar para cima