
PeopleImages via Shutterstock
Fonte
Felicia Lindberg, Instituto Karolinska
Publicação Original
Áreas
Compartilhar
Resumo
Em um estudo transversal que incluiu 345 participantes adultos em Hanói, no Vietnã, pesquisadores analisaram o desempenho de um teste rápido para a identificação da tuberculose latente – que ainda não apresenta sintomas – em comparação com o teste de referência.
O teste TB-Feron, mais simples e rápido, apresentou bom desempenho em relação ao padrão de referência QuantiFERON TB Gold Plus (QFT-Plus), que exige infraestrutura laboratorial mais complexa.
O teste rápido apresentou alta sensibilidade, mas especificidade moderada. De qualquer modo, os pesquisadores ficaram animados com os resultados, especialmente para aplicação em áreas remotas ou com poucos recursos.
Foco do Estudo
Por que é importante?
A tuberculose, uma das doenças infecciosas mais letais do mundo, é chamada de latente quando a pessoa está infectada pelo bacilo mas não apresenta sintomas de doença ativa.
Para reduzir o número de novos casos, é fundamental que os indivíduos infectados com tuberculose latente sejam detectados e recebam tratamento preventivo para evitar a tuberculose ativa, que pode ser transmitida para outras pessoas.
Atualmente, a tuberculose latente é frequentemente diagnosticada por meio de um teste laboratorial chamado QuantiFERON-TB Gold Plus. Este teste envolve várias etapas e pode levar de um a dois dias para que os resultados estejam disponíveis, além de exigir infraestrutura laboratorial avançada e pessoal treinado.
Isso dificulta a realização de testes em áreas com alta prevalência de tuberculose, onde o acesso a laboratórios e pessoal treinado é limitado.
Estudo
Um novo teste rápido mostrou resultados promissores na detecção da infecção latente por tuberculose em contextos com recursos limitados. A conclusão é de um estudo de pesquisadores do Instituto Karolinska, na Suécia, publicado na revista científica Clinical Infectious Diseases.
No novo estudo, pesquisadores do Instituto Karolinska, juntamente com colegas do Vietnã, compararam o novo teste chamado ‘TB-Feron’ com o padrão de referência, QuantiFERON TB Gold Plus (QFT-Plus). O TB-Feron é um teste rápido que fornece resultados em 15 minutos e não requer um laboratório sofisticado ou pessoal treinado.
O estudo transversal foi realizado entre junho e dezembro de 2024 e incluiu 345 participantes adultos em Hanói, no Vietnã, divididos em três grupos: pessoas com tuberculose confirmada, pessoas que moram na mesma casa que pessoas com tuberculose infecciosa e pessoas sem exposição conhecida à tuberculose. Todos foram testados com o TB-Feron e com o teste padrão QuantiFERON-TB Gold Plus.
Este teste pode ajudar mais pessoas com tuberculose latente a serem detectadas e a receberem tratamento preventivo, especialmente em áreas rurais de países com recursos limitados
Resultados
Os resultados mostraram que o TB-Feron tem alta sensibilidade – 88% dos indivíduos com resultados positivos esperados foram corretamente identificados. O índice correspondente para o QuantiFERON-TB Gold Plus foi de 92%.
No entanto, a especificidade, ou seja, a capacidade do TB-Feron de descartar a infecção por tuberculose em indivíduos saudáveis, foi moderada, de 70%. O valor correspondente para o QuantiFERON-TB Gold Plus foi de 96%.
Entre os contatos domiciliares, a concordância entre o TB-Feron e o teste padrãofoi boa, com 92% de concordância para amostras positivas.
Os pesquisadores também investigaram a confiabilidade do TB-Feron comparando os resultados de dois grupos diferentes com a equipe do laboratório. Nenhuma diferença sistemática foi observada, indicando boa reprodutibilidade.
É promissor que o TB-Feron funcione tão bem em um ambiente com alta carga da doença. O teste é fácil de usar e prático para o paciente, com resultados rápidos no mesmo dia, o que o torna útil na atenção primária
Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.
Autores/Pesquisadores Citados
Instituições Citadas
Publicação
Acesse o artigo científico completo (em inglês).
Acesse a revista científica Clinical Infectious Diseases (em inglês).
Mais Informações
Acesse a notícia original completa na página do Instituto Karolinska (em inglês).
Notícias relacionadas
Instituto de Ciência de Tóquio
Universidade de Alberta







