Leitura rápida
Fonte
Publicação Original
Áreas
Compartilhar
Resumo
O Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e o Hospital das Clínicas da UFPE (HC-UFPE) estão envolvidos na criação de um Laboratório de Inovação em Saúde Digital que pretende desenvolver e validar tecnologias avançadas que melhorem a segurança do paciente, apoiem profissionais e modernizem a gestão hospitalar no Sistema Único de Saúde (SUS).
Para isso, o projeto ‘Saúde Inteligente: Gestão Clínica Avançada e Otimização de Processos com IA, IoT e Análise de Dados’ receberá cerca de R$ 14,7 milhões, após aprovação na Chamada Pública MCTI/FINEP/FNDCT/Centros Temáticos 2024.
“Na prática, a expertise do Centro de Informática em inteligência artificial (IA), ciência de dados e software e a vivência do HC-UFPE em gestão hospitalar e cuidado com o paciente permitirão integrar dados clínicos, exames, equipamentos e informações do prontuário eletrônico AGHU [Aplicativo de Gestão para Hospitais Universitários]. Tudo será reunido em uma plataforma inteligente capaz de antecipar riscos, emitir alertas, apoiar decisões clínicas e melhorar o uso de leitos e recursos”, afirmou o Dr. Ricardo Massa, professor do Centro de Informática da UFPE e coordenador do projeto.
Para os 36 meses do projeto estão previstos o desenvolvimento de ferramentas inteligentes, a implantação da infraestrutura tecnológica, e integração de sistemas hospitalares.
“Ao final do projeto, teremos uma plataforma clínica inteligente que ajuda médicos, enfermeiros e equipes a tomar decisões mais rápidas e seguras, com alertas automáticos e análises preditivas. Ferramentas de monitoramento e prevenção de riscos capazes de detectar alterações no estado do paciente, antecipar complicações e sugerir ações antes que problemas se agravem. Integração dos equipamentos médicos com o AGHU, garantindo que dados dos monitores, bombas, ventiladores e outros dispositivos cheguem automaticamente ao prontuário eletrônico, reduzindo erros e retrabalho. Painéis avançados para gestão de leitos e fluxos, permitindo otimizar os leitos, reduzir filas, beneficiando pacientes e a gestão hospitalar. Data Lake Clínico para armazenamento de grande repositório de dados clínicos, seguro e anonimizado, abrigado na infraestrutura de ponta do Centro de Informática, que permitirá pesquisas, inovação e desenvolvimento de novas ferramentas digitais para o SUS. O laboratório ampliado de Saúde Digital, que será um ambiente moderno para testar tecnologias, formar profissionais e impulsionar startups e pesquisadores na área de saúde digital”, detalhou o Dr. Ricardo Massa.
A iniciativa conta com uma equipe multidisciplinar. A parte de governança envolve profissionais com experiência em áreas como Transformação Digital, Gestão Hospitalar, Ciência de Dados, IA, Engenharia Clínica, Enfermagem e Medicina. Pelo Centro de Informática, pesquisadores e especialistas em IA, Ciência de Dados e Engenharia de Software conduzem o desenvolvimento e a integração das soluções. Pelo HC, participam lideranças assistenciais, tecnológicas e de Engenharia Clínica, incluindo a equipe do Programa de Saúde Digital, que já conduz iniciativas de inovação no hospital. Também integram o grupo professores e estudantes de áreas como Informática, Medicina, Enfermagem e Engenharia Biomédica, além de residentes médicos e multiprofissionais.
“Além disso, a iniciativa abre espaço para colaboração com pesquisadores de outras instituições nacionais e internacionais, de empresas e startups parceiras”, concluiu o professor Ricardo Massa.
Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.
Autores/Pesquisadores Citados
Instituições Citadas
Mais Informações
Acesse a notícia original completa na página da Universidade Federal de Pernambuco.
Notícias relacionadas

Universidade Técnica de Munique

