Leitura rápida
Fonte
Publicação Original
Áreas
Compartilhar
Resumo
Alguns acreditam que o uso de cigarros eletrônicos é uma alternativa mais segura ao fumo, com estudos recentes mostrando que cerca de 15% das mulheres grávidas usam cigarros eletrônicos. No entanto, uma nova pesquisa da Universidade Duke, nos EUA, mostrou que o uso destes dispositivos pode representar sérios riscos para o feto em desenvolvimento.
A Dra. Margeaux Marbrey, professora do Departamento de Obstetrícia e Ginecologia da Escola de Medicina da Universidade Duke, liderou uma equipe que descobriu que a exposição a cigarros eletrônicos com nicotina pode prejudicar o crescimento do feto e da placenta em camundongos.
A exposição à nicotina pode interferir na forma como os nutrientes são fornecidos ao feto, de modo semelhante aos efeitos da desnutrição, que pode levar a outras doenças para o bebê a termo ou mais tarde na vida. Mesmo sem nicotina, o estudo descobriu que os vapores aromatizados podem aumentar o risco de aborto espontâneo precoce.
A professora Margeaux Marbrey disse que, embora o estudo tenha sido realizado em animais, os resultados levantam sérias preocupações para os humanos.
“Com base em nossa pesquisa, podemos concluir que os cigarros eletrônicos, independentemente de conterem ou não nicotina, são extremamente tóxicos para o bebê durante a gravidez. Os cigarros eletrônicos não devem ser usados durante a gravidez e não são seguros”, enfatizou a pesquisadora.
A Dra. Margeaux Marbrey afirmou que é importante que os jovens entendam os perigos potenciais que os cigarros eletrônicos podem causar à saúde mais tarde na vida. O seu laboratório também estuda como o uso de cigarros eletrônicos pode afetar a fertilidade futura da mulher.
“Acho que esta pesquisa é muito importante neste momento, porque há muita desinformação circulando nos noticiários, boca a boca e nas redes sociais. Nossa pesquisa traz à tona a verdade de que esses dispositivos são tóxicos”, concluiu.
Os resultados do estudo foram publicados na revista científica Communications Medicine.
Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.
Autores/Pesquisadores Citados
Instituições Citadas
Publicação
Acesse o artigo científico completo (em inglês).
Acesse a revista científica Communications Medicine (em inglês).
Mais Informações
Acesse a notícia original completa na página da Universidade Duke (em inglês).


