Combinação de medicamentos poderia reparar danos da mielina na esclerose múltipla
Avanço permite chegar mais perto de interromper a progressão da esclerose múltipla

Ground Picture vis Shutterstock

29 de setembro de 2025, 19:11

Fonte

Fred Lewsey, Universidade de Cambridge

Publicação Original

Áreas

Biomedicina, Bioquímica, Desenvolvimento de Fármacos, Epidemiologia, Estudo Clínico, Farmacologia, Farmácia Clínica, Neurociências, Neurologia, Psiquiatria, Toxicologia

Compartilhar

Resumo

No Reino Unido, um estudo clínico de fase II  mostrou que uma combinação de metformina e clemastina pode ajudar a reparar a mielina no cérebro.

Os resultados foram apresentados no Comitê Europeu para Tratamento e Pesquisa em Esclerose Múltipla (ECTRIMS) deste ano – uma das maiores conferências de pesquisa sobre esclerose múltipla do mundo.

Cerca de 70 pessoas com esclerose múltipla recorrente participaram do estudo clínico por seis meses, metade das quais tomou a combinação de medicamentos e a outra metade tomou um placebo.

Embora o desfecho primário – um teste de ‘potencial evocado visual’ – tenha sido positivo, os cientistas apontaram que as pessoas não se sentiram melhor com os medicamentos. O benefício do reparo da mielina é isolar e proteger os nervos danificados, impedindo sua degeneração ao longo dos anos.

Estou cada vez mais certo de que a remielinização é parte da solução para interromper a incapacidade progressiva na esclerose múltipla

Dr. Nick Cunniffe, professor de Neurologia da Universidade de Cambridge e líder do estudo clínico

Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.

Autores/Pesquisadores Citados

Professor de Neurologia da Universidade de Cambridge

Instituições Citadas

Mais Informações

Notícias relacionadas

E-books relacionados

Rolar para cima