Notícia com publicação científica
Estudo clínico mostra que nova estratégia pode melhorar prognóstico de pacientes com insuficiência cardíaca
Estudo clínico prospectivo e randomizado comparou resultados de eficácia e segurança da administração de um medicamento isolado com a administração de dois medicamentos em conjunto
PeopleImages via Shutterstock
19 de setembro de 2025, 11:35

Fonte

Cláudia Azevedo e Olga Magalhães, Faculdade de Medicina da Universidade do Porto

Publicação Original

Áreas

Bioquímica, Cardiologia, Entrega de Medicamentos, Epidemiologia, Estudo Clínico, Farmacologia, Medicina, Toxicologia

Compartilhar

Resumo

Em Portugal, um estudo clínico de fase II prospectivo, randomizado, aberto, cruzado e com desfechos cegos, incluiu 108 doentes com insuficiência cardíaca com fração de ejeção levemente reduzida e com fração de ejeção preservada, com o objetivo de comparar os resultados de duas estratégias terapêuticas diferentes em termos de eficácia e segurança.

Os pesquisadores compararam a administração de dapagliflozina isoladamente com a administração da dapagliflozina combinada com espironolactona.

Os resultados mostraram que a combinação dos dois medicamentos ao longo de 12 semanas pode contribuir para maior redução do biomarcador de stress cardíaco NT-proBNP.

Em termos de segurança, com a administração dos dois medicamentos, deve ser feita a monitorização de potássio (cujo aumento pode provocar arritmias) e da função renal.

Foco do Estudo

Comparar a terapia com dapagliflozina isoladamente com a terapia que combina dapagliflozina e espironolactona, em termos de eficácia e segurança, em pacientes com insuficiência cardíaca com fração de ejeção levemente reduzida e com fração de ejeção preservada.

Por que é importante?

Estudo

Esta poderá ser uma nova fase no tratamento e na prevenção da insuficiência cardíaca

Dr. João Pedro Ferreira, professor da FMUP, coordenador e primeiro autor do estudo

Resultados

Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.

Autores/Pesquisadores Citados

professor da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP)

Publicação

Mais Informações

Notícias relacionadas

Rolar para cima