Leitura rápida

No Reino Unido, projeto pioneiro visa reduzir o impacto ambiental do sistema de saúde
16 de setembro de 2025, 19:05

Fonte

Sheanne Mulholland, Universidade de Dundee

Publicação Original

Áreas

Carbono, Ciência Ambiental, Engenharia Ambiental, Engenharia Biomédica, Engenharia Clínica, Gestão de Resíduos, Governança Ambiental, Sustentabilidade

Compartilhar

Resumo

No Reino Unido, um novo projeto pioneiro  chamado ‘Design HOPES’ utiliza pesquisas orientadas pelo design para identificar barreiras e oportunidades de mudanças no sistema de saúde da Escócia.

A colaboração, que envolve a Universidade de Strathclyde, Universidade de Dundee, Universidade Heriot-Watt, Universidade Abertay e a Universidade de Edimburgo, tem o objetivo de ajudar a reduzir as emissões de carbono do Serviço Nacional de Saúde da Escócia (NHS Scotland), o que inclui a criação de novos produtos e serviços, prototipagem e ferramentas de testes.

Em suas duas fases, o projeto recebeu um valor total de £ 7,75 milhões (cerca de R$ 56 milhões) e já criou uma gama de produtos têxteis reutilizáveis ​​totalmente sustentáveis ​​e biodegradáveis, incluindo toucas cirúrgicas, desenvolvidas em colaboração com o NHS Scotland.

A segunda fase do projeto Design HOPES, que vai de outubro de 2025 a março de 2028, continuará a apoiar a transição do Reino Unido para o zero carbono líquido por meio da ampliação das intervenções de design.

O Dr. Paul Rodgers, professor do Departamento de Design, Manufatura e Gestão de Engenharia da Universidade de Strathclyde e codiretor do Design HOPES, afirmou: “Ao passar para a fase dois, o Design HOPES trabalhará novamente em estreita colaboração com colegas do NHS para traduzir os resultados da pesquisa em soluções reais”.

A Dra. Mel Woods, professora de Inteligência Criativa da Universidade de Dundee e codiretora do projeto Design HOPES, destacou: “No Design HOPES, estamos mostrando como o design pode impulsionar mudanças em vários níveis, desde um kit de Ferramentas para Alas Verdes, que ajuda a equipe do NHS a mensurar e reduzir o impacto ambiental de uma ala hospitalar, até o projeto Flow, que aborda a meta de zero emissões de carbono por meio da jornada dos pacientes em ambientes de emergência”.

“Nosso próximo marco é traduzir essa pesquisa em um impacto duradouro. O projeto está conectando a sustentabilidade no NHS com a imaginação do público, incorporando resultados e mudando as práticas e políticas cotidianas no cerne do NHS”, concluiu a professora Mel Woods.

Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas. 

Autores/Pesquisadores Citados

Professor do Departamento de Design, Manufatura e Gestão de Engenharia da Universidade de Strathclyde
Professora de Inteligência Criativa da Universidade de Dundee

Mais Informações

Notícias relacionadas

Rolar para cima