Leitura rápida

Relatório aponta risco de danos irreversíveis na Amazônia
15 de setembro de 2025, 16:16

Fonte

Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação

Publicação Original

Áreas

Ciência Ambiental, Clima, Engenharia Florestal, Geociências, Geografia, Gestão Ambiental, Monitoramento Ambiental, Mudanças Climáticas, Recursos Hídricos, Saúde Ambiental, Sustentabilidade

Compartilhar

Resumo

O relatório ‘O Ponto de Inflexão do Sistema Florestal Amazônico’, publicado pelo Centro de Síntese em Mudanças Ambientais e Climáticas (SIMACLIM), lançou um alerta sobre o futuro da maior floresta tropical do mundo.

O documento enfatiza que a Amazônia pode sofrer graves danos, impulsionados por uma combinação de fatores críticos: aquecimento global, desmatamento, degradação e incêndios.

O estudo foi elaborado por uma equipe multidisciplinar e apontou que a floresta enfrenta riscos crescentes de ultrapassar um limite a partir do qual as mudanças se tornam abruptas e irreversíveis no ecossistema. Caso isso ocorra, a Amazônia pode se transformar em uma savana, com consequências catastróficas para o clima global, a biodiversidade e a segurança híbrida e alimentar.

Os pesquisadores concluíram que as atividades humanas estão causando grandes transformações no sistema climático, resultando em temperaturas mais altas e secas mais intensas, com efeitos prejudiciais importantes para natureza e a sociedade.

A Dra. Regina Rodrigues, professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e coordenadora do relatório, afirmou que “se a Amazônia atingir o ponto de inflexão, as consequências incluem a redução das chuvas, impacto na produção de alimentos, diminuição da água potável e aumento de doenças”.

“A preservação da Amazônia é crucial não apenas para o meio ambiente, mas também para a segurança hídrica, alimentar, de saúde, desenvolvimento econômico sustentável e fortalecimento da resiliência, ” explicou a coordenadora.

O documento ressalta a urgência de ações coordenadas para evitar a catástrofe. Entre as propostas, o Governo Federal se comprometeu a atingir o desmatamento zero até 2030, reduzir as emissões globais de gases de efeito estufa para limitar o aquecimento global, restaurar áreas degradadas, proteger territórios indígenas e investir em bioeconomia sustentável.

Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas. 

Autores/Pesquisadores Citados

Professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Mais Informações

Notícias relacionadas

Rolar para cima